CI

Holanda sacrifica aves para evitar surto de gripe


O Ministério da Agricultura da Holanda sacrificou esta semana aves de duas granjas em que foram detectados anticorpos de uma variante pouco agressiva da gripe de aves. Em um controle posterior feito numa das fazendas, situada na província de Utrecht, foi confirmado que se tratava de um falso alarme. Mesmo assim, as autoridades holandesas ordenaram o sacrifício dos 600 patos da fazenda, para evitar risco desnecessário.

Uma segunda inspeção também resultou na determinação do sacrifício de 22 mil galinhas como medida preventiva, mesmo que não se tenham manifestado quaisquer sintomas da doença. Com isso, o Ministério da Agricultura holandês espera evitar que se desencadeie epidemia como a ocorrida no último ano. Na época, uma variante pouco agressiva da gripe do frango se transformou em outra mais perigosa que exigiu o sacrifício de mais de 18 milhões de aves e causou a morte de um veterinário.

O anúncio de que foram detectados anticorpos em aves na Holanda levou o governo japonês a suspender as importações avícolas daquele país, segundo anunciou o Ministério da Ministério de Agricultura, Floresta e Pesca do Japão. Surtos futuros

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) negou ontem que o Vietnã tenha erradicado a gripe de aves, que causou a morte de 15 pessoas no país. "A FAO acredita na possibilidade de futuros surtos", disse o represente no Vietnã da agência da ONU, Anton Rychener.

As autoridades do Vietnã se preparam para declarar no fim do mês o fim da epizootia que levou à morte pela doença ou ao sacrifício de cerca de 38 milhões de aves. A FAO sugeriu às autoridades do Vietnã que voltem atrás em sua decisão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.