CI

Hong Kong também suspende importação de frango

Mapa se pronunciou sobre suspensão das Filipinas


Foto: Pixabay

O episódio da suposta amostra de Covid-19 em asas de frango provenientes do Brasil encontradas em Shenzhen, na China, segue tendo impactos. Nesta segunda-feira (17) Hong Kong resolveu suspender as importações de carne de frango do frigorífico de Santa Catarina de onde teria saído o produto contaminado.

As autoridades sanitárias de Hong Kong seguem testando as amostras de frango brasileiras e informaram que nada foi encontrado. Sobre o episódio com a China o Ministério da Agricultura disse que mantém  "estreito contato" com a Administração Geral de Aduanas da China (GACC) em busca de esclarecimento sobre o episódio de Shenzhen, na China. O órgão ainda não foi notificado oficialmente.

Mapa solicitou informações das Filipinas

Na sexta-feira (14) Filipinas foi o primeiro país a suspender as importações de frango do Brasil. O Ministério da Agricultura disse que a “decisão tomada pelo governo filipino foi desproporcional “ e “com base em notícias veiculadas pela imprensa chinesa de uma suspeita, ainda sob investigação pela GACC (órgão de sanidade da China)”.

VEJA: Filipinas suspende importação de frango brasileiro

As autoridades filipinas também não notificaram oficialmente o Brasil da decisão ou fizeram qualquer contato prévio solicitando informações sobre o episódio na China, descumprindo artigos previstos em acordo da Organização Mundial do Comércio (OMC), em que os dois países são signatários.

O governo brasileiro informa que se a questão com as Filipinas se alongar, poderá apresentar uma Preocupação Comercial Específica (Specific Trade Concern) na próxima reunião do Comitê da OMC sobre Acordo Sanitário e Fitossanitário (SPS).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.