Horta coletiva será ambiente de aprendizagem em escola de Contagem

Horta coletiva

Horta coletiva será ambiente de aprendizagem em escola de Contagem

No evento, os estudantes participaram do plantio de verduras, legumes e plantas medicinais
Por:
64 acessos

A Escola Municipal Professora Lígia Magalhães, em Contagem, comemorou o início do ano letivo neste sábado (16) com a inauguração de um novo espaço de integração e aprendizagem: a horta coletiva de aproximadamente 100 metros quadrados será utilizada nas aulas de todas as séries, incluindo o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O evento, que também marcou o Dia Mundial da Água, celebrado em 22/03, contou ainda com uma palestra sobre consumo consciente, distribuição de brindes e a entrega da revitalização do jardim da escola. Todas as atividades foram viabilizadas pelo patrocínio da CNH Industrial, por meio da New Holland Construction.

No evento, os estudantes participaram do plantio de verduras, legumes e plantas medicinais. Durante o ano, cada turma será responsável por cultivar uma parte da horta e o espaço será usado para atividades multidisciplinares. Todos os produtos colhidos serão utilizados para a alimentação na escola. “Esse projeto foi muito legal! Nós aprendemos sobre as plantas e pudemos ajudar. A ideia da nossa turma é continuar cuidando da horta e poder tomar chá das ervas que a gente plantou”, conta a aluna do EJA, Maria Sueli.

A analista ambiental da CNH Industrial, Milena Prata do Nascimento Vieira, explica que a programação educativa teve o objetivo levar informações sobre consumo consciente de recursos naturais para que os estudantes atuem como multiplicadores em casa e na comunidade. A parceria da CNH Industrial com a instituição de ensino existe desde 2011 e, neste período, várias atividades foram realizadas.

“Nessa ação, além da conscientização, contribuímos para gerar a sensação de pertencimento por meio de ações de sustentabilidade e levar esse, que é um valor nosso, para a comunidade onde a nossa planta está inserida. Distribuímos copos retráteis para substituir os descartáveis, fizemos juntos o plantio das sementes de couve, alface, inhame, mandioca, entre outros, contratamos uma empresa para fazer o tratamento do solo e estamos repaginando os jardins da escola para que seja um ambiente ainda mais florido, alegre e agradável.”

Suzamara é mãe de duas alunas da escola e participou das atividades. “Adorei e minhas filhas também. Agora a comunidade precisa cuidar né? Tomara que todo mundo ajude a manter, porque ficou muito bonito!”, observa.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink