CI

Hortaliças cruas podem transmitir Covid-19?

Setor vem sendo prejudicado por fake news que circulam em redes sociais


Foto: Marcel Oliveira

Uma das tantas contrainformações, ou “fake news” que vêm circulando na internet é de que o novo coronavírus poderia ser transmitido em hortaliças, provocando a Covid-19. A Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) divulgou comunicado de imprensa esclarecendo que, com as devidas medidas de higienização dos alimentos preconizadas pela Anvisa, é seguro manter o consumo de hortaliças cruas durante o período da pandemia.
 
Marcelo Pacotte, diretor executivo da ABCSEM, afirma que o setor vem sendo prejudicado pelas informações falsas ou incompletas que circulam em redes sociais e em aplicativos de mensagens, influenciando nos hábitos de consumo dos brasileiros. Segundo ele, isso interfere no trabalho sério realizado pelo setor produtivo, além de trazer prejuízos para o próprio consumidor. 

“Há muitas notícias falsas circulando na internet, que têm repercutido informações falsas sobre o consumo de alimentos crus, dentre os quais, as hortaliças, principalmente as folhosas (como alface, rúcula, etc.), podem estar contaminadas e infectar as pessoas. Isto está absolutamente equivocado e já foi descartado pelos órgãos oficiais de saúde do país e pelas entidades internacionais também. É fundamental neste período, que as chequem a veracidade dos fatos em meios de comunicações oficiais”, pondera Pacotte.
 
“Os produtores rurais e os demais profissionais envolvidos na cadeia produtiva de hortaliças, desde a produção da semente, passando pelo campo, até a distribuição e comercialização destes alimentos, estão sendo gravemente afetados com esta queda brusca de consumo. Infelizmente, o setor vem enfrentando a perda de alimentos frescos e de ótima qualidade para consumo nos pontos de venda. Por outro lado, o consumidor também deixa de obter os benefícios nutracêuticos proporcionados pelo consumo diário das hortaliças, com nutrientes fundamentais para a manutenção da saúde e aumento da imunidade, muito importantes neste contexto”, alerta.
 
O diretor salienta que a ABCSEM e seus associados “têm feito um trabalho permanente de maior conscientização sobre a importância do consumo de hortaliças pelos brasileiros e também da união da cadeia em prol dos produtores, sobretudo, os pequenos, com o apoio da sociedade neste processo. Assim, juntos sairemos mais fortes e conscientes desta crise”.
 
Como higienizar corretamente as hortaliças?
 
1) Lave as hortaliças em água corrente uma a uma (incluindo as folhas)
2) Em um recipiente, dilua 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água ou, se preferir, utilize outro tipo de produto sanitizante de sua preferência;
3) Em seguida, coloque as hortaliças de molho de 10 a 15 minutos nesta mistura;
4) Enxágue cada uma delas em água corrente;
5) Faça o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados e mantenha sob refrigeração até a hora de servir.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.