CI

Hortaliças em Revista: artigos abordam iniciativas de enfrentamento à Covid-19

Já está disponível para download a mais recente edição de “Hortaliças em Revista (HR)”


Foto: Marcel Oliveira

Já está disponível para download a mais recente edição de “Hortaliças em Revista (HR)”, em formato eletrônico disponível no Portal da Embrapa Hortaliças. Em sua 30ª edição, referente ao primeiro quadrimestre de 2020, a publicação reflete em suas páginas as mudanças relacionadas ao novo cenário imposto pela pandemia global da Covid-19 e suas consequentes implicações nos cotidianos das pessoas. 

A matéria de capa, por exemplo, trata do aproveitamento de espaços com o investimento em uma atividade que traz benefícios para a saúde física e mental, em tempos de isolamento social. “Hortas em pequenos espaços – dicas para cultivar hortaliças em varandas e quintais” aponta estudos relativos ao tema e que descrevem melhorias da saúde em geral de pessoas que passaram a se dedicar na manutenção de hortas em seus espaços domésticos.

O curso com a mesma temática vem sendo oferecido pela Embrapa Hortaliças desde o dia 13 de abril, com abertura quinzenal de novas turmas – sempre nos dias 1º e 15 de cada mês. Já passaram pela plataforma cerca de milhares de alunos, atraídos não apenas pela oportunidade, como também pela opção de escolha do dia e horário mais convenientes para acessar o conteúdo que ficará disponível por tempo indeterminado. 

Vale destaque para a matéria intitulada “Embrapa publica guia para identificação de inimigos naturais de pragas em cultivos de hortaliças”. O documento é assinado pelo pesquisador Miguel Michereff Filho, da área de Entomologia da Embrapa Hortaliças, e que vem realizando experimentos para testar a eficácia da adoção da tecnologia de Manejo Integrado de Pragas (MIP), e cujos resultados vêm comprovando a importância da ferramenta para a redução racional do uso de agrotóxicos.

Artigos

Nesta edição, os artigos compartilharam o mesmo olhar em direção das ações referentes ao enfrentamento do coronavírus. A pesquisadora Lucimeire Pilon (Pós-Colheita) é a autora do “Coronavírus: cuidados no processamento e no consumo de hortaliças” que aborda o uso de medidas para prevenir o contágio e a transmissão do vírus. Uma questão bastante sensível, segundo a pesquisadora, quando se trata de folhosas que são consumidas cruas, e para as quais ela recomenda uma higienização que inclui desde o manuseio até o processo da sanitização, com o uso de hipoclorito de sódio e/ou dióxido de cloro.

Outra abordagem, dessa vez levando em consideração a crise do coronavírus e suas consequências na comercialização de olerícolas, foi realizada pelo pesquisador Warley Nascimento (Melhoramento de Sementes) em artigo que trata das importações e exportações de hortaliças, onde ele descreve em números a situação da balança comercial das principais olerícolas da cadeia produtiva brasileira

Já a pesquisadora Maria Thereza Pedroso, da área de Socioeconomia) refere-se aos “Principais impactos da crise do coronavírus sobre as cadeias produtivas de hortaliças” no artigo onde trata da avaliação socioeconômica da realidade vivida pelos pequenos produtores de hortaliças em meio ao cenário turbulento da crise.

Outro gênero de impacto, mas com a mesma gravidade, foi tratado no artigo “As mudanças ambientais e a saúde humana: impactos da degradação ambiental sobre surtos de doenças infecciosas”, escrito pelo pesquisador Carlos Eduardo Pacheco. No trabalho, o pesquisador traça um histórico dos processos envolvendo a degradação do meio ambiente e a contaminação por doenças infecciosas – mudanças climáticas estariam no cerne da ocorrência de novas epidemias com a aceleração da perda da biodiversidade.

Homenagem

Entre as páginas dessa edição, uma homenagem ao primeiro chefe-geral da Embrapa Hortaliças (1981-1985), Flávio Augusto D’Araújo Couto, que faleceu no dia 21 de março de 2020. Na despedida, foi lembrada a trajetória do pesquisador e ressaltado o seu papel de incentivador de especializações para os jovens cientistas que eram contratados para atuar na Unidade.

Tome Nota

Ações beneficentes desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças, como doação de EPI e cestas básicas a comunidades carentes; receita com feijão-vagem (vagem ao vinho); e a cultivar BRS Acarijó 56, primeira variedade de mandioquinha-salsa com aptidão para indústria foram os principais assuntos da seção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.