Agronegócio

Hortifruti: Biotecnologia contribui para eficiência e sustentabilidade do processo produtivo

Soluções naturais serão apresentadas durante a Hortitec, maior feira de horticultura da América Latina.
Por:
451 acessos

Em um mercado competitivo e de alta exigência, os produtores de hortifruti têm entre seus principais desafios a melhoria da produtividade e da qualidade. Para atingir os objetivos de forma sustentável, a biotecnologia tem oferecido soluções naturais que contribuem para o equilíbrio do meio produtivo, potencializando os mecanismos de defesa das plantas e melhorando a produtividade e qualidade do produto final.
 
“Quando falamos de biotecnologia natural, nos referimos principalmente aos aspectos como a potencialização dos mecanismos de defesa da planta, reduzindo problemas estressantes para a cultura, e a utilização de microrganismos benéficos e enzimas fundamentais, para melhorar o equilíbrio microbiológico do solo”, explica o engenheiro agrônomo, Marcos Revoredo, gerente técnico de hortifruti da Alltech Crop Science.
 
O especialista destaca, por exemplo, o uso de produtos à base de aminoácidos ao longo do processo produtivo de hortifrutis. “Esses complexos naturais possuem tanto um efeito estimulante para o metabolismo do vegetal, auxiliando no desenvolvimento, como também melhoram a absorção de nutrientes, dando mais vigor à planta”, afirma o engenheiro agrônomo.
 
A utilização de soluções naturais na produção é feita por Mário Tanaka, há aproximadamente cinco anos, na cidade de Mogi das Cruzes (SP). Ele é produtor de folhosas e tomates, na empresa Da Roça, e explica que a utilização de produtos naturais, além de trazer sustentabilidade para a sua produção, também é considerada um diferencial no mercado de frutas, legumes e verduras (FLV).
 
“Eu planto tomates no solo, ainda. Se eu não trato bem essa terra, terei um dano seríssimo futuramente. Já tive muitos problemas de solo, e praticamente zerei. Além disso, temos tranquilidade ao saber que o produto para aplicação é natural. Também ganhamos credibilidade com os mercados ao mostrar que usamos essas soluções na produção, além de ter um produto final com maior qualidade”, conta.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink