Hortifruti/Cepea: Passou da hora do setor “falar” uma linguagem única

Agronegócio

Hortifruti/Cepea: Passou da hora do setor “falar” uma linguagem única

Os benefícios da padronização dos hortifrútis para a cadeia de comercialização são muito maiores do que os entraves que ainda dificultam o setor.
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Os benefícios da padronização dos hortifrútis para a cadeia de comercialização são muito maiores do que os entraves que ainda dificultam o setor adotar uma linguagem homogênea, da lavoura até o varejo. Segundo levantamento da revista HF Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a ausência da padronização limita os avanços na qualidade e na venda e amplia as perdas do produto. Assim, todos na cadeia são prejudicados: produtor, comprador e o consumidor.
 
Então, porque o setor ainda não avançou para a padronização? A resposta principal é que muitos produtores e compradores não têm infraestrutura para classificar o produto. A construção de uma casa de beneficiamento (packing house) demanda investimentos e, principalmente, uma escala mínima de produção para viabilizá-la. A ausência de uma estrutura cooperativista ampla no setor, por sua vez, não permite o beneficiamento coletivo, modelo ideal para viabilizar a produção e o comércio de pequena e média escalas. Sem as packing houses, é muito difícil adotar por completo as normas de padrão estabelecidas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pelas Ceasas (Centrais de Abastecimento).
 
Verifica-se, ainda, resistência e “pré-conceitos” de alguns agentes do setor em dar um passo à frente. Produtores, questionados sobre o tema pela HF Brasil, indicam ideias equivocadas sobre a padronização. Entre os relatos, estão: “a padronização aumenta o descarte e reduz o lucro”; “dificulta a venda de um produto de qualidade inferior”; “aumenta os custos de produção”; “não gera retorno desejado, principalmente quando a oferta nacional do produto é baixa”. No geral, esses argumentos não têm base econômica porque o mercado avança se o produto é confiável.
 
O objetivo principal da HF Brasil nesta edição é abrir a discussão da importância de o setor ter uma linguagem única quanto ao padrão dos hortifrútis e os desafios para se chegar à padronização. 

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