CI

IAC apresenta na Agrishow dez novos materiais

Há 12 novidades entre variedades de plantas e tecnologia de aplicação de agrotóxico


Instituto lança acervo inédito sobre qualidade de pulverizadores no Brasil e assina protocolo para ampliar ações de Programa de Qualidade de EPI na agricultura

O Instituto Agronômico (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participa da Agrishow a fim de se aproximar dos usuários das tecnologias agrícolas geradas pelo IAC, sediado em Campinas. Agricultores e demais profissionais das cadeias de produção do agronegócio brasileiro têm a oportunidade de conhecer parte dos resultados científicos desenvolvidos no IAC, que em junho deste ano irá completar 124 anos de pesquisa.

Por meio dos contatos realizados durante a Agrishow, o IAC mostra dezenas de respostas tecnológicas já geradas, capazes de aperfeiçoar as atividades agrícolas nos diversos campos. A interação ainda é importante para orientar a programação científica do Instituto, que também se baseia nas demandas do setor para organizar o planejamento de suas pesquisas.

Confira as informações. Há 12 novidades entre variedades de plantas e tecnologia de aplicação de agrotóxico.

Milho: os híbridos IAC 3330 e IAC 8390 e a variedade IAC Airan apresentam os melhores custo-benefício entre os similares comerciais. O IAC 3330 apresenta a mesma resistência com e sem fungicidas. É ideal para a safrinha, pois dispensa custos com a proteção preventiva.

Feijão: Redução de 30% na aplicação de defensivos e alta produtividade são atrativos para produtores. Menor tempo de cozimento e alto valor protéico agradam os consumidores finais.

Café: Três novas cultivares IAC de café tipo arábica com alta produtividade, porte baixo, maturação precoce e qualidade da bebida consideradas excelente, ótima e boa. São elas a Tupi RN IAC 1669-13, Ouro Verde IAC H 5010-5 e Obatã Amarelo IAC 4739. Duas delas, a Tupi RN IAC 1669-13 e Obatã Amarelo IAC 4739, são resistentes à principal doença do café, a ferrugem, característica que reduz em cerca de 10% a aplicação de defensivos agrícolas.

Arroz: IAC 203 e a IAC 204 possuem, respectivamente, 71% e 72% maior rendimento em teste industrial. São adequadas para o cultivo em terras altas, ou em condições de sequeiro.

Tecnologia de aplicação de agrotóxicos: A avaliação de pulverizadores — uma das atividades do Programa Aplique Bem —, desenvolvido pelo Instituto Agronômico (IAC), dará origem a um banco de dados específico e inédito sobre qualidade de pulverizadores no Brasil. O Programa reuniu informações sobre 700 máquinas, aproximadamente, avaliadas em três anos e meio de atividades do Programa.

EPI na agricultura: IAC firma parceria por meio do Programa IAC de Qualidade em Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (QUEPIA) com a ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal), ANDAV (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários) e OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo)/ SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) com o objetivo de ampliar a ação do QUEPIA nas atividades de controle de qualidade dos equipamentos de proteção individual (EPI) na agricultura. Protocolo será assinado na Agrishow, no dia 4, às 15h, no estande da Secretaria de Agricultura Paulista.

Frutas: Também estarão no plot do IAC as fruteiras: goiaba, acerola, uva, maçã, atemóia e os abacaxis IAC Gomo de Mel, que não requer descasca, e IAC Fantástico, que não tem espinhos na coroa, facilitando o manejo. Os dois são bastante doces e de polpa amarelo intenso.

As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Agronômico (IAC).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.