CI

Iagro/MS divulga que 16 propriedades não cumpriram vazio sanitário

O próximo passo da Iagro é acompanhar o aparecimento de focos de ferrugem asiática na safra 2007/08


Midiamax News - Em Mato Grosso do Sul, 16 propriedades descumpriram o período de vazio sanitário, conforme balanço preliminar do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), com dados levantados em 28 municípios do Estado com a visita de 568 propriedades. O vazio sanitário aconteceu no período de 1º de julho a 30 de setembro. Segundo o gerente de Defesa Sanitária Vegetal, Félix Rebouças, as áreas autuadas, correspondentes a cerca de três mil hectares, ficam em Campo Grande, Sidrolândia, Tacuru, Sete Quedas, Amambaii, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Mundo Novo e Aral Moreira.

O motivo das multas, no valor de 1.000 Uferms equivalentes hoje a R$ 12,7 mil, foi a existência de plantas de soja remanescentes da última safra, conhecidas como tigüeras. Para o fechamento final do balanço falta serem computados os dados referentes as fiscalizações feitas na região norte do Estado, principalmente dos municípios de Chapadão do Sul, Sonora e Rio Verde de Mato Grosso que têm tradição na sojicultura.

Segundo o gerente, o próximo passo da Iagro é acompanhar o aparecimento de focos de ferrugem asiática na safra 2007/08. “Vamos monitorar isso e orientar os produtores sobre a obrigatoriedade do cadastramento, no site do órgão, das áreas plantadas e também sobre o aparecimento da doença”, explica.

Todos os sojicultores do Estado devem fazer o cadastramento, através do site www.iagro.ms.gov.br, referente à próxima safra, de acordo com as medidas exigidas pela lei nº 3.333 - publicada no dia 22 de dezembro de 2006 no Diário Oficial – que visa à prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.