Iagro reúne produtores para iniciar teste da GTA eletrônica
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,172 (1,16%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,45%)


Agronegócio

Iagro reúne produtores para iniciar teste da GTA eletrônica

Para poder emitir a e-GTA o pecuarista deve renovar seu cadastro na Agência Estadual de Defesa Sanitária
Por:
284 acessos

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) realiza na segunda-feira (18), às 14 horas, uma reunião com dez produtores rurais, selecionados pelo órgão para realização do teste de emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA), e dez representantes de frigoríficos que atuam no Estado para apresentação do novo sistema e início da fase experimental na próxima quarta-feira (20).

Segundo assessoria, durante a reunião serão entregues aos produtores as máquinas e os cartões magnéticos que devem ser utilizados para emitir a guia.O cartão contém um chip com todas as informações referentes à propriedade rural cadastrada em nome do produtor. A máquina para leitura do dispositivo eletrônico vai estar interligada, via satélite, ao sistema da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) para envio de dados em tempo real.

O equipamento estará disponível em todos os postos da Iagro no Estado e nas sedes dos sindicatos rurais. A máquina também poderá ser adquirida pelo produtor que apresentar interesse pelo grande volume de transações efetuadas em nome de sua propriedade.

Para poder emitir a e-GTA o pecuarista deve renovar seu cadastro na Agência Estadual de Defesa Sanitária e ter um responsável técnico pela propriedade cadastrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária e no Ministério da Agricultura. Outro requisito exigido é estar com a vacinação do rebanho em dia - contra febre aftosa e brucelose - e não possuir nenhuma pendência sanitária em nome da propriedade.

No período em que o sistema estiver em processo de avaliação, que deve durar um período de 60 dias, serão emitidas guias eletrônicas para transações de compra, venda, abate, transferência e leilão de bovinos. Em Mato Grosso do Sul existem cerca de 50 mil produtores de bovinos. A Iagro emite aproximadamente 360 mil Guias de Trânsito Animal por mês.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink