CI

Iapar abre trincheiras no Show Rural

Proposta é mostrar aos agricultures que técnicas simples trazem grandes benefícios


O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) fez trincheiras, de um metro de profundidade, nesta edição do Show Rural para mostrar para o agricultor o que acontece debaixo do solo.

De acordo com a pesquisadora Graziela Barbosa, a ideia é mostrar ao agricultor como se comporta o sistema radicular das plantas quando se usa o sistema correto de manejo do solo. “Não é novidade para o produtor, mas é uma coisa que geralmente ele não vê. Visualizando ele conhece a diferença que faz o uso das técnicas corretas”, disse a pesquisadora.


Foram implantadas culturas como soja, milho, pé-de-galinha e crotalária. As duas primeiras foram escolhidas porque são as mais comuns no verão. O pé-de-galinha destaca-se por ser uma gramínea com sistema radicular bastante agressivo. A crotalária tem grande capacidade de fixar nitrogênio no solo, nutriente indispensável para o crescimento da planta. “Antes delas usamos aveia como planta de cobertura no inverno”, acrescenta a pesquisadora.

Com esses experimentos, o Iapar reforça a importância e a necessidade do uso de técnicas conhecidas e eficazes de manejo do solo. “Usando técnicas como plantio direto, terraço, plantas de cobertura e rotação de cultura, o produtor certamente terá bons resultados”, afirma Graziela Barbosa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.