CI

Iapar destaca cultivares de mandioca no Show Rural

Cultivares Ivar e União têm características apreciadas pelo mercado


Cultivares Ivar e União têm características apreciadas pelo mercado

O produtor rural que visitar a área do Iapar poderá conhecer duas linhagens promissoras. A IPR União (nome fantasia) é dirigida ao setor industrial, já que tem alto teor de amido. “Isso é tão importante que as empresas remuneram o produtor de acordo com ele”, diz o pesquisador do Iapar Mario Takahashi.


Ele salienta que a IPR União produz em torno de 20% a mais de amido que a média das outras variedades, o que pode representar ganhos na comercialização de até 30%. “Não é porque produz 20% a mais de amido que o produtor vai receber, necessariamente, 20% a mais no valor. Pode ser maior dependendo do produto”, explica.

Takahashi afirma também que a linhagem é considerada tardia porque o ideal é que seja colhida entre 15 e 24 meses após o plantio. Em relação à produtividade o pesquisador faz uma ressalva. “A União produz praticamente a mesma coisa que outras variedades. Mas como o mais importante é o teor de amido, ela cumpre bem o seu papel”.

A outra linhagem que o Iapar trouxe a Cascavel é voltada ao consumidor final. Conhecida como Ivar, em homenagem ao produtor que cedeu material básico para pesquisas, ela leva em torno de 20 minutos para cozinhar, quando a média é de 30. “O consumidor sempre prefere a que fica pronta mais rápido”, salienta o pesquisador.

No que diz respeito à saúde do brasileiro, Takahashi salienta outro aspecto importante. “A Ivar tem alto teor de carotenóides, que é o precursor da vitamina A. Logicamente não podemos comparar com outros alimentos, como a cenoura, mas essa mandioca poderá suprir parte das necessidades diárias de ingestão dessa vitamina”, explica.


Se a cultivar IPR Ivar traz vários benefícios para o consumidor, o mesmo pode-se dizer do agricultor. Ele poderá colher a mandioca um ano após o plantio, quando a maioria dos produtores já colheu e vendeu a produção. “Isso pode possibilitar preços melhores na comercialização, já que a oferta do produto será bem menor”, diz o pesquisador. Mesmo sendo tardia, ele garante que a Ivar cozinha bem, o que vai ao encontro do gosto do brasileiro.

As duas linhagens ainda estão em fase de registro no Ministério da Agricultura e ainda não estão disponíveis para comercialização.

Outras variedades

A Iapar Pioneira é uma cultivar que pode ser frita sem cozinhar. A casca é marrom escura e a polpa amarela e adocicada. Takahashi recomenda o plantio em solos de melhor fertilidade. Já a variedade Fécula Branca é destinada principalmente para a indústria para a produção de fécula e farinha.

De acordo com o pesquisador a época de plantio para a mandioca, independente da cultivar, vai de junho a outubro, com variações que dependem da região do Estado. Nos locais mais frios o plantio é tardio e, nas áreas mais quentes, antecipado.

O espaçamento depende da arquitetura da planta. Se a parte aérea é mais ereta o espaçamento é menor e se ramificada maior. Com isso, salienta o pesquisador, a população poderá variar de 13 mil a 22 mil plantas por hectare. Outro fator que interfere na população é a fertilidade, Takahashi sugere sempre fazer análise de solo para definir a adubação.

Mais informações sobre o Show Rural podem ser obtidas no endereço www.showrural.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.