CI

Iapar inicia reuniões de Reprogramação da Pesquisa 2008

A reprogramação acontece a cada dois anos e até o final de novembro serão avaliados 225 projetos dos 15 Programas de Pesquisa do Iapar


O Instituto Agronômico do Paraná, autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, inicia nesta quarta-feira (dia 10) reuniões de Reprogramação da Pesquisa 2008. A reprogramação acontece a cada dois anos e até o final de novembro serão avaliados 225 projetos dos 15 Programas de Pesquisa do Iapar. O objetivo das reuniões é avaliar os resultados dos projetos de pesquisa referentes ao período de 2006/2008 em relação às diretrizes e prioridades do Iapar, bem como apresentar e sugerir novas propostas de trabalho.

A primeira reunião nesta quarta-feira acontece com o grupo do Programa de Sistema de Produção (PSP) liderado pelo pesquisador Márcio Miranda. Também participam representantes da Diretoria Técnico-Científica (DTC), coordenadores técnicos regionais, gerentes e equipes do programa, sendo também convidados todos os pesquisadores e profissionais de nível superior do Iapar.

Até o dia 27 de novembro estão agendadas reuniões com cada um dos programas de pesquisa do IAPAR. Ao final dos trabalhos haverá uma reunião geral com todos os grupos de pesquisa com a participação do diretor-presidente do Iapar, José Augusto Teixeira Picheth. Na oportunidade serão apresentadas a todos os grupos de pesquisa as avaliações e metas para o próximo ano, a partir dos encaminhamentos da Reprogramação.

O diretor técnico-científico adjunto, Tiago Pellini, salienta que a reprogramação é importante para dimensionar a necessidade dos recursos do conjunto de atividades de pesquisa do Iapar, o que favorece o planejamento de ações. "Espera-se sobretudo uma avaliação qualitativa das ações, na qual teremos a oportunidade de fazer uma avaliação das principais carências e perspectivas dos trabalhos da carteira institucional", enfatiza Pellini.

Programas - Só pra entender um pouco mais sobre os programas, o Iapar possui hoje 15 unidades gerenciais constituídas por equipes de pesquisadores e técnicos que trabalham os diversos projetos de pesquisa. Esta primeira reunião da Reprogramação da Pesquisa 2008 vai abordar o Programa de Sistema de Produção, que atua entre os demais programas de pesquisa e os vários setores da agricultura paranaense, especialmente os agricultores familiares. Criado em 1985, o programa levanta demandas em pesquisa e desenvolvimento e faz a validação de tecnologias e sistemas de produção, explica o líder do PSP, pesquisador em fitotecnia, Márcio Miranda. "Com a reprogramação vamos poder definir rumos e ver os resultados de cada um de nossos projetos para apresentarmos novas propostas", enfatiza Miranda.

Além do Programa Sistemas de Produção (PSP), são desenvolvidos no Iapar: Programa Manejo e Solo e Água (PSA), Programa Recursos Florestais (PRF), Programa Forrageiras (PFO), Programa Produção Animal (PPA), Programa Arroz (PAR) Programa Cereais de Inverno (PCI), Programa Feijão (PFE), Programa Milho (PFI), Programa Algodão (PAL), Programa Café (PCA), Programa Fruticultura (PFR), Programa Propagação Vegetal (PPV), Programa Culturas Diversas (PCD) e Programa Agroecologia (PAG). Todos esses serão avaliados. As informações são da assessoria de imprensa do Iapar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.