CI

Iapar instala pós-graduação em agricultura conservacionista

O presidente do Iapar, Florindo Dalberto, especificou os projetos e os benefícios dos resultados


O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, proferiu aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Conservacionista do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) na última segunda-feira (18).

Ortigara comentou a trajetória da agropecuária do Paraná e as diferentes realidades econômica, social e cultural dos seus produtores. Sempre realçando a obstinação da gente paranaense, o secretário creditou à tecnologia a evolução de uma agricultura rudimentar, praticada até 1970 para uma prática que incluía a preocupação com o controle da erosão e recuperação do solo.


Citou etapas históricas no Paraná, entre elas o sistema de plantio direto com tecnologia do Iapar e adoção por parte de um grande números de agricultores que alavancaram as primeiras experiências.

O presidente do Iapar, Florindo Dalberto, especificou os projetos e os benefícios dos resultados. O coordenador do curso Paulo Caramori, falou sobre o conteúdo programático que tem o respaldo científico de toda tecnologia descoberta e recomendada aos agricultores.

O representante da Embrapa, Alexandre José Cattelan, realçou a pesquisa, a boa agricultura que se pratica no Paraná e a vantagem de ter o Iapar como parceiro. A reitora em exercício da UEL, Berenice Jordão, destacou o momento histórico da implantação do Programa de Pós-Graduação e disse torcer para que o Iapar, em breve tenha seu pós-doutorado.


Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Flávio Balan, a cidade e o Estado do Paraná vivem um momento histórico com mais esta oportunidade para se formar técnicos em sustentabilidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.