CI

IAPAR lança boletim técnico da safra de Milho 2009/2010

O trabalho reúne informações sobre cultivares convencionais e geneticamente modificadas


O boletim técnico Avaliação Estadual de Cultivares de Milho Safra 2009/2010 acaba de ser lançado por um grupo de pesquisadores do Programa Milho do IAPAR. O trabalho reúne informações sobre o comportamento agronômico de um grupo de cultivares de milho convencionais e geneticamente modificadas em diferentes ambientes das regiões produtoras de milho no Paraná. Objetivo é oferecer subsídios à assistência técnica e aos produtores na escolha adequada de cultivares de milho.

O boletim é lançado duas vezes ao ano – na safra de verão e na safrinha e os autores são os pesquisadores Pedro Sentaro Shioga, Antonio Carlos Gerage, Pedro Mário de Araújo e Gustavo Hiroshi Sera. As tabelas mostram, entre as tecnologias disponíveis para o cultivo do milho, os ganhos gerados pelo melhoramento convencional através da obtenção de híbridos com potenciais produtivos cada vez mais elevados. Além disso, outras características importantes foram incorporadas por meio de melhoramento genético ao longo dos últimos anos, como a resistência a doenças e pragas.

De acordo com Shioga, por meio do boletim técnico, produtores e técnicos têm a possibilidade de efetuar a escolha de cultivares de melhor desempenho e mais adaptadas na sua região. Para o pesquisador os boletins lançados pelo IAPAR têm apresentados resultados positivos aos produtores e órgãos de assistência técnica, pois embasados nessas informações eles têm obtidos ganhos em produtividade bastante significativos no Estado do Paraná.

“Apesar da queda acentuada de área cultivada na última safra de verão, constatamos que houve um volume de produção ainda bastante significativo em decorrência do clima excelente para a cultura do milho proporcionado pelo fenômeno El Ninõ, além do fato do agricultor ter agregado mais tecnologia ao cultivo do milho”, salientou o pesquisador.

O boletim técnico está disponível para download no site do instituto: www.iapar.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.