CI

IAPAR lança cultivar de mandioca para farinha e fécula

Variedade chega à colheita em 10 a 12 meses no primeiro ciclo


O IAPAR lançará no próximo sábado (6)  a cultivar de mandioca IPR B36. Destinada à obtenção de farinha e de fécula (polvilho), IPR B36 se destaca pelo bom teor de amido, aponta o pesquisador Mário Takahashi, responsável pelo desenvolvimento da cultivar. Ainda como vantagem para a indústria, ele ressalta a casca delgada das raízes, condição que favorece o processamento.

QUALIDADES AGRONÔMICAS – No campo, IPR B36 se destaca pela precocidade e produtividade – chega à colheita em 10 a 12 meses no primeiro ciclo, com potencial produtivo acima de 30 toneladas por hectare. O porte das plantas, de baixo a médio, facilita os tratos culturais na lavoura. 

Outro ponto alto do novo material é o formato das raízes e sua inserção próxima à superfície. “Essas características aumentam o rendimento operacional da colheita”, explica Takahashi.

Indicada para plantio direto ou convencional, a nova cultivar é tolerante às principais doenças que afetam lavouras de mandioca e não apresenta fitotoxidade aos herbicidas registrados para a cultura. 

IPR B36 é indicada para plantio em todas as regiões produtoras do Paraná, preferencialmente em terrenos com teor médio de argila inferior a 25%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.