CI

Iapar lança variedades de aveia branca

A aveia integra o grupo dos alimentos funcionais


O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançará nesta sexta-feira (29) a cultivar IPR Afrodite, primeira variedade granífera – destinada à produção de flocos, farinha e farelo – da espécie desenvolvida pela instituição.

A aveia integra o grupo dos alimentos funcionais. Seus grãos são ricos em proteínas e fibras necessárias à absorção de gorduras e toxinas do corpo humano. Além de fazer bem à saúde, a variedade IPR Afrodite tem uma vantagem fundamental para o produtor, a produtividade. Segundo o pesquisador Carlos Riede, enquanto a média de rendimento no Estado é de 2.700 quilos por hectare, a nova cultivar chega a 4.800 quilos na mesma área.


“A IPR Afrodite pode ser uma opção de rotação de cultura também porque apresenta um sistema radicular bem desenvolvido e ótima quantidade de palha que favorece o plantio direto da cultura de verão seguinte”, disse Riede.

O pesquisador afirma que a nova variedade tem boa resistência a nematóides, manchas foliares e ferrugem. Outros benefícios agronômicos da planta são a tolerância ao alumínio tóxico e a resistência ao acamamento. IPR Afrodite é indicada para plantio no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Forrageira – Já a cultivar IPR Esmeralda foi desenvolvida para uso na alimentação animal e também no manejo da cobertura de solo, plantio direto, rotação de culturas e controle de plantas daninhas na propriedade.

Suas principais características são a alta produção de matéria seca, alta capacidade de perfilhamento e rebrote e bom rendimento de sementes, além do ciclo precoce. Também é indicada para cultivo nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.