CI

Iapar mostra benefícios da integração lavoura-pecuária

Para pesquisador, materiais disponíveis são bons, mas precisam de cuidado no dia-a-dia


Para pesquisador, materiais disponíveis são bons, mas precisam de cuidado no dia-a-dia
 
A unidade de integração lavoura-pecuária do Instituto Agronômico do paraná (Iapar) no Show Rural mostra dados animadores para o produtor. Em uma área de 2,5 hectares foi testada a produção animal em aveia, azevém e centeio triticale forrageiro.

Segundo o pesquisador Elir Oliveira o ganho médio diário foi de um quilo por novilha Purunã, raça de bovino de corte desenvolvida pelo Iapar. Ainda de acordo com Oliveira o resultado foi alcançado com alta lotação, de mais de seis animais por hectare.

O pesquisador salienta que o centeio forrageiro em consórcio com aveia e azevém possibilita antecipar o pastejo em 15 dias e, ainda, a sobressemeadura de aveia e leguminosa de inverno sobre grama Tifton e capim pioneiro. A tecnologia é recomendada, principalmente, para dias chuvosos. "É o que chamamos de área de escape", explica Oliveira. Ele lembra também que esses locais são fundamentais para descompactação do solo.

Conforme Oliveira, a integração lavoura-pecuária tem permitido aos pecuaristas a produção de forragens de qualidade durante o inverno, quando as pastagens perenes não apresentam produção para alimentar o rebanho. Ele salienta que técnicas como silagem de grãos e aveia de ciclo longo têm sido adotados por muitos produtores que já colheram resultados positivos.

Palestras - Durante todos os dias do evento, às 10h e às 14 h, o pesquisador Elir de Oliveira ministrará palestras sobre alternativas para implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária e, também, sobre manejo de gado de corte e de leite.

Mais informações sobre o Show Rural podem ser obtidas em www.showrural.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.