CI

Ibama aprende 1,7 mil toneladas de soja plantadas em área ilegal no MT

Local estava embargado devido ao desmatamento ilegal



O Ibama apreendeu 1,79 mil toneladas de soja colhida em uma área embargada em uma fazenda localizada na cidade de Nova Ubiratã, no Norte do Mato Grosso.

A área estava embargada devido ao desmatamento ilegal ocorrido entre 2011 e 2012. Conforme técnicos do Ibama, o proprietário não respeitou a delimitação e utilizou quase 596  hectares para o cultivo da soja. No local, que deveria ser a reserva legal da propriedade, com a floresta nativa em regeneração, houve plantio de oleaginosa na safra 2013/14.

A lavoura foi monitorada pelos agentes do Ibama. Ao término da colheita, toda produção, estimada em 1.790 toneladas, equivalente a 30 mil sacas, foi recolhida. Os grãos foram depositados em armazéns da região e deverão ser doados, no final da tramitação processual, para programas sociais. Além da apreensão de bens e produtos, tanto o proprietário quanto o arrendatário da área, foram autuados em mais de R$ 6 milhões de reais. 

A operação, batizada de Commodities, será estendida para demais áreas da região destacou o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes. “O Ibama estará tirando as ferramentas dos infratores, fazendo-os perder todo o investimento. O Ibama está de olho nestas áreas e vamos continuar a apreender a produção daqueles que continuarem a quebrar embargos da instituição", advertiu Keynes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.