Ibama aprende 1,7 mil toneladas de soja plantadas em área ilegal no MT
CI
Agronegócio

Ibama aprende 1,7 mil toneladas de soja plantadas em área ilegal no MT

Local estava embargado devido ao desmatamento ilegal
Por: -Lucas Rivas

O Ibama apreendeu 1,79 mil toneladas de soja colhida em uma área embargada em uma fazenda localizada na cidade de Nova Ubiratã, no Norte do Mato Grosso.

A área estava embargada devido ao desmatamento ilegal ocorrido entre 2011 e 2012. Conforme técnicos do Ibama, o proprietário não respeitou a delimitação e utilizou quase 596  hectares para o cultivo da soja. No local, que deveria ser a reserva legal da propriedade, com a floresta nativa em regeneração, houve plantio de oleaginosa na safra 2013/14.

A lavoura foi monitorada pelos agentes do Ibama. Ao término da colheita, toda produção, estimada em 1.790 toneladas, equivalente a 30 mil sacas, foi recolhida. Os grãos foram depositados em armazéns da região e deverão ser doados, no final da tramitação processual, para programas sociais. Além da apreensão de bens e produtos, tanto o proprietário quanto o arrendatário da área, foram autuados em mais de R$ 6 milhões de reais. 

A operação, batizada de Commodities, será estendida para demais áreas da região destacou o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes. “O Ibama estará tirando as ferramentas dos infratores, fazendo-os perder todo o investimento. O Ibama está de olho nestas áreas e vamos continuar a apreender a produção daqueles que continuarem a quebrar embargos da instituição", advertiu Keynes.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink