CI

IBGE começa a fazer censo agropecuário em abril

Serão visitados 5,7 milhões de estabelecimentos agropecuários do país


O décimo censo agropecuário começará a ser feito em abril deste ano, confirmou, nesta quinta-feira (22-03), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serão visitados 5,7 milhões de estabelecimentos agropecuários do país e os dados serão utilizados para atualizar a série de contas nacionais, de acordo com o presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes. O recenseamento custará R$ 574 milhões e envolverá 68 mil coletores de dados.

Nunes informou que o resultado do censo agropecuário será publicado pelo IBGE somente em 2008. "Poderemos desenvolver técnicas de estimativa anuais para o setor de agropecuária. Com isso, terá a mesma periodicidade do setor de serviços, que é anual desde 2000", disse ele. O IBGE informou que o último censo agropecuário deste porte foi feito em 1996.

Nessa quarta-feira, o IBGE revisou o valor do Produto Interno Bruto (PIB) de 2000 a 2005, o que aumentou consideravelmente o peso do setor de serviços em sua composição. Questionado se o novo censo poderia culminar em um aumento do peso do setor agropecuário, devido ao maior volume de informações que será agregado, o presidente do IBGE afirmou que não é possível saber no momento. "Vamos ter que esperar os dados no futuro. Não é função do sistema de contas nacionais fazer previsão", disse ele. Disse somente que espera uma atividade agrícola "dinâmica".

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que esteve presente no início da cerimônia sobre o censo de 2007, afirmou que o processo é muito importante. "Ele vai servir de base para a distribuição de recursos para os municípios. Vamos fazer um censo agropecuário em todas as 5,6 milhões de propriedades rurais de todo o brasil. Vai dar uma visão muito clara sobre o que acontece no agronegócio. [A reestimativa do PIB] mostrou que o peso é um pouco menor, mas isso não elimina a necessidade de atualizar o conhecimento sobre a área rural do Brasil", avaliou.

Segundo informações do IBGE, serão visitados pelos recenseadores todos os 5.564 municípios do país. Já a contagem da população será feita em municípios com até 170 mil habitantes (5.514 ao todo). No censo deste ano, o tradicional questionário de papel será substituído pelo computador de mão. A inovação, segundo informou o instituto, trará vantagens: a crítica imediata; a atualização instantânea do cadastro de endereços e a transmissão dos dados ao longo do período de coleta, entre outros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.