CI

IBGE constata queda de 5,4% na agroindústria no primeiro semestre

De acordo com o levantamento, o desempenho do agroindústria foi prejudicado pela estiagem iniciada no último trimestre de 2008


A produção da agroindústria brasileira caiu 5,4% no primeiro semestre deste ano. A queda foi menor do que a registrada pela produção de todo o setor industrial, de 13,4%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, o desempenho do agroindústria foi prejudicado pela estiagem iniciada no último trimestre de 2008, que afetou principalmente a Região Sul do país, a principal produtora nacional.

Além disso, o menor uso de adubos e defensivos, além da redução das exportações, por conta da crise internacional, e da queda no preço da maioria das commodities agropecuárias contribuíram negativamente para o resultado do segmento.

A pesquisa do IBGE mostra que a queda de 3,5% nos setores associados à agricultura - que exerce maior peso na agroindústria – foi inferior à dos setores vinculados à pecuária, que caíram 4,0%. No grupo inseticidas, herbicidas e outros defensivos para uso agropecuário, a retração foi de 27,0%.

Quando se observam os dados relativos aos trimestres do ano, no entanto, o levantamento indica que houve redução do ritmo de queda. Após recuar 6,7% no período que compreende os três primeiros meses de 2009, comparados aos três meses iniciais de 2008, a agroindústria caiu 4,3% no segundo trimestre, “por conta da melhora da agricultura, que passou de –5,5% para –2,1%, enquanto a pecuária mostrou movimento inverso (de –3,1% para –5,0%)”.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, também pesquisado pelo IBGE, estima para este ano safra de 133,3 milhões de toneladas de grãos – resultado 8,7% inferior à safra recorde de 2008, quando foram produzidas 146,0 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.