CI

IBGE divulga mapeamento de recursos naturais do Brasil

Mapeamento é resultado de mais de 20 de estudos


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste mês um conjunto completo de mapas com informações geológicas, geomorfológicas (relevo), pedológicas e vegetação de todo o Brasil. Para fazer o mapeamento dos recursos naturais, os técnicos do IBGE levaram vintes anos. O material poderá ser utilizado para estudos ambientais.

São as últimas 122 cartas para composição do território brasileiro, na escala cartográfica de 1:250.000. De acordo com o IBGE, é um fato inédito no país. A previsão é de que até a metade do ano que vem o mapeamento formará um banco de dados digital aberto a consultas na internet. Há um nível de detalhamento regional com uma herança metodológica e informacional dos projetos RadamBrasil (Radar da Amazônia), iniciado nos anos 1970 e encerrado em 1985, e do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).

As informações podem ser editadas em softwares de Sistemas de Informações Geográficas, o que permite um cruzamento com diferentes temas ou sistemas de outras instituições. De acordo com o IBGE, “é uma grande conquista para o Brasil, uma vez que poucos países no mundo dispõem de um mapeamento contínuo de todo seu território nessa escala”. “Outra inovação é a disponibilização dos dados geoespaciais de forma catalogada e interoperável, o que permitirá a integração das informações geocientíficas.”

A publicação, que integra o Projeto de Levantamento de Recursos Naturais do IBGE, também traz informações que influenciarão futuras políticas públicas, além de contribuir para a construção de indicadores de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.