CI

IBGE esquece mais de 30 milhões de litros de leite do PR

Mais de 30 milhões de litros de leite de Castro “somem” de pesquisa do IBGE


Desapareceram mais de 30 milhões de litros de leite da produção anual de Castro, nos Campos Gerais (PR), a maior e mais tecnificada bacia leiteira do país. Pelo menos é isso que mostra a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), divulgada na quarta-feira (13-12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que já reconheceu falhas na divulgação dos números referentes ao município. Entre 2004 e 2005, conforme a pesquisa, a produção anual de leite caiu de 117 milhões para 83,67 milhões de litros, uma diferença superior a 34 milhões de litros ou redução de 28%.

Jorge Mryczka, do setor de pesquisa agropecuária do IBGE em Curitiba, admitiu ontem que o dado saiu de forma equivocada e que a informação está sendo revista. Ele afirmou que Castro é o maior produtor do Brasil e ainda lidera o ranking de produção. A pesquisa derruba o município da primeira para a sétima colocação. A lista passa a ser encabeçada por Ibiá (MG), com 104,4 milhões de litros/ano. Entre os maiores produtores em 2005 ainda aparecem dois municípios paranaenses da Região Oeste: Marechal Cândido Rondon, segundo colocado, com 97,63 milhões, e Toledo, no oitavo lugar, com 82,35 milhões.

O que causou surpresa na cadeia produtiva do estado é que somente a cooperativa Castrolanda, com sede em Castro, produz mais de 120 milhões de litros por ano. No início de outubro, quando a equipe do projeto Rumos da Safra/Gazeta do Povo passou pela região, Rogério Wolf, coordenador de produção pecuária da Castrolanda, informou que o volume médio produzido somente pelos cooperados era de 370 mil litros/dia. “Tem produtor de 300 a mais de 10 mil litros por dia”, afirmou Wolf, que atribuiu uma média de 1,4 mil litros/dia por cooperado. A Fazenda Volta Grande, por exemplo, onde os proprietários são associados da Castrolanda, produziu em setembro 327 mil litros, mais de 10 mil por dia.

O IBGE não estipulou prazo para divulgar os novos números. Jorge Mryczka disse que não pode precisar para quanto deve saltar a produção de Castro, mas arriscou um volume entre 125 milhões e 130 milhões de litros. Ele garantiu que os processos estão sendo revistos, as fontes consultadas e que um novo dado deve ser anunciado. A pesquisa na região dos Campos Gerais é de responsabilidade da agência do IBGE em Ponta Grossa.

De acordo com o site do instituto, no caso do leite a sondagem é trimestral e ‘levanta informações sobre a quantidade de leite fluído como matéria-prima entregue às indústrias, tendo como unidade de coleta todos os estabelecimentos que se dedicam à atividade e estão sob inspeção federal, estadual ou municlpal.’ Mryczka diz que, entre os informantes, estão as cooperativas e técnicos de órgãos de extensão rural, como Emater e secretarias de agricultura. A produção nacional de leite, segundo a PPM de 2005, foi de 24,6 bilhões de litros, um aumento de 4,7% em relação a 2004.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.