CI

IBGE estima safra recorde de 125,5 milhões de toneladas


Ao contrário do relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado ontem (28-04), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que a safra agrícola 2003/04 será recorde. Em seu levantamento de março, o instituto projeta uma safra 1,53% maior em relação a obtida no ano passado.

O IBGE prevê uma safra de 125,5 milhões de toneladas para 2004, ante 123,6 milhões de toneladas colhidas no ano anterior. Embora tenha previsto um recorde para este ano, o IBGE revisou para baixo a estimativa de março em relação a de fevereiro, quando previu 130,45 milhões de toneladas.

A produção de soja deve crescer 2,19% em relação ao ano passado, alcançando 52,6 milhões de toneladas. A revisão para baixo do total da safra deveu-se basicamente à projeções menores para a soja e para o milho (a segunda safra) por conta de problemas climáticos.

Para o milho de segunda safra, a expectativa é de uma redução de 11% na produção colhida no ano passado --com 11,8 milhões de toneladas. A Região Sul deve responder pela maior parte da produção agrícola (42,30%), seguida pelo Centro-Oeste (32,5%) e pelo Sudeste, com 13,6%. As regiões Nordeste e Norte terão produção de 9% e 2,6%, respectivamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.