CI

Ibovespa deve fechar ano com alta de mais de 20%

“O resultado do IPCA-15 acende a luz amarela, ajuda o mercado a realizar um pouco"


Foto: Pixabay

O Ibovespa fechou em baixa no último pregão de 2023 devido à moderada alta nas bolsas americanas, à diminuição nos preços das commodities e à expectativa de inflação elevada no Brasil. Apesar dos desafios, o índice procurou manter-se acima dos 134 mil pontos, alcançados pela primeira vez em 27 de dezembro, visando encerrar o ano com um ganho superior a 20%. Isso contrasta com o aumento de 4,7% em 2022, após uma queda de 11,93% em 2021.

Na quarta-feira, o Ibovespa alcançou seu quarto recorde consecutivo, atingindo 134.193,72 pontos com um aumento de 0,49%. Os investidores acompanharam uma entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, discutindo medidas para compensar a desoneração da folha de pagamentos em alguns setores da economia. 

Diante de incertezas fiscais, Haddad esclareceu que as medidas anunciadas no dia seguinte não teriam impacto positivo no resultado primário projetado, mas visavam repor a perda de arrecadação estimada devido à extensão da desoneração da folha aprovada pelo Congresso, reafirmando o compromisso do governo com a busca da meta fiscal.

“O resultado do IPCA-15 acende a luz amarela, ajuda o mercado a realizar um pouco. Mas é apenas um indicador que não é totalmente ruim. A composição não veio tão benigna como estávamos vendo antes. O qualitativo teve uma certa piora, mas o cenário de inflação sob controle não mudou”, avalia a economista-chefe da B. Side Investimentos, Helena Veronese.

“Apesar da surpresa com o IPCA-15, o resultado não preocupa tanto, a não ser que isso vire consenso”, pondera Mota, acrescentando que a ideia de um quadro controlado de inflação prevalece, por ora. “Teve o tom positivo do presidente do Banco Central ontem, em entrevista, de que os juros seguirão baixos.”
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.