CI

Ideagri recebe selo de “Empresa Amiga do Bem-Estar Animal”

Primeira em seu setor com o certificado, Ideagri atende a um mercado cada vez mais preocupado com o equilíbrio sustentável


Foto: Divulgação

A Ideagri é a primeira empresa de software de gestão agropecuária do Brasil a conquistar o selo de “Empresa Amiga do Bem-Estar Animal”. A certificação é emitida no Brasil pela consultoria neozelandesa QConz, em parceria com o #BebaMaisLeite. A Ideagri atendeu integralmente aos critérios de avaliação da QConz, que envolve uma lista de oito funcionalidades e serviços e cerca de 20 indicadores considerados necessários para a boa administração de uma propriedade leiteira. 

O bem-estar animal é um conceito que cresce no mundo inteiro e deriva da visão mais sustentável e integrada da vida na Terra. Essa linha de pensamento ganha adeptos rapidamente e os consumidores, em escala cada vez maior, passaram a exigir atitudes mais responsáveis do setor agropecuário, seja a forma de explorar as áreas agrícolas ou a forma de tratar os animais. Produtores de carne, leite, ovos e outros alimentos de origem animal começam a ser avaliados não só pela qualidade do que produzem, mas também pelo tratamento dispensado aos animais durante seu ciclo de vida, do nascimento ao abate. 

“É uma certificação séria e exige controles amplos e comprováveis”, afirma Heloise Duarte, médica-veterinária e CEO da Ideagri. “As fazendas que pretendam obter o selo de bem-estar animal precisam de um bom nível de controle e de gestão para comprovarem sua adequação aos critérios dos certificadores”, declara. “Nosso software ajuda os produtores a comprovarem como suas fazendas administram cuidados como alimentação, medicação, conforto e outros. Desta forma, o Ideagri auxilia o cliente a promover o bem-estar animal e a obter o selo, bem como garantir sua sustentabilidade futura”, diz a executiva. 

A Ideagri adianta-se à concorrência no mercado e se torna cada vez mais preocupada com a sustentabilidade de suas operações. “O fato de os consumidores estarem dispostos a pagar mais por produtos provenientes de animais criados em condições de bem-estar, já é uma realidade consolidada em vários países”, lembra Heloise Duarte. “A sociedade se movimenta em várias frentes e o produtor rural precisa estar atento a essas mudanças e equipado para reagir a elas”, comenta a CEO da Ideagri. 

Controle total da vida animal na fazenda 

O software Ideagri foi certificado pela QConz porque oferece grande nível de segurança em termos de sistema (possuir banco de dados relacional, opera a plataforma em nuvem para armazenamento de backups e possui uma política de atualização do sistema, por exemplo). Mas também porque, em sua configuração, ele possui “filtros de erros” no momento da entrada dos dados, o que dá segurança quanto à qualidade das informações. 

É também um software que permite o controle total da vida do animal na fazenda no que diz respeito às condições de conforto psicológico, físico e ambiental. Entre os controles zootécnicos estão cadastro de animais, histórico dos indivíduos de forma detalhada, visualização do motivo da baixa (morte, baixa voluntária ou descarte involuntário, pesagem corporal, controle leiteiro, desmama, secagem (com motivo e eventuais tratamentos), inseminação e reprodução, transferência de embriões, diagnóstico reprodutivo (incluindo diagnóstico de gestação, exame ginecológico), parto (com ocorrência de retenção de placenta e informações acerca da colostragem do bezerro), registro de doenças (como mastite, por exemplo) ocorrências de exames, correlação de microrganismos e protocolos sanitários. 

Com o selo, inédito em sua área de atuação, a Ideagri adianta-se no mercado brasileiro como uma referência no setor. A empresa, criada há 12 anos, possui uma base de clientes de quase 5.000 fazendas em todo o Brasil, incluindo a maioria absoluta dos produtores de leite TOP 100 (segundo levantamento da publicação Milkpoint, 2020). A Ideagri é também a criadora do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), um levantamento do desempenho dos produtores de leite do Brasil que permite verificações por localização geográfica da fazenda ou por tipo de rebanho.  

Parte do Grupo Rehagro, que há duas décadas dedica-se ao progresso do agronegócio do Brasil, a Ideagri recebeu em 2020 um aporte do fundo de investimentos 10b Livestock, focado em empresas da nova economia que estão promovendo a revolução tecnológica e produtiva na pecuária brasileira.    

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.