CI

Identificada genética por trás de patógeno da aveia

Estudo foi feito na Austrália


Foto: Compre Rural

Uma equipe de pesquisa internacional da Cornell University, da University of Western Australia e da Australian National University identificou os mecanismos genéticos que permitem a produção de uma toxina mortal chamada Victorin, o agente causador da praga da aveia Victoria, uma doença que acabou com as plantações de aveia nos Estados Unidos em 1940.

A praga Victoria é causada pelo fungo Cochliobolus victoriae , que produz a toxina Victorin, mas até agora ninguém descobriu os genes e mecanismos envolvidos.

“As variedades de aveia preferidas pelos agricultores na década de 1940 eram resistentes à ferrugem da coroa, mas os cientistas descobriram mais tarde que essa era a característica que tornava essas variedades de aveia suscetíveis à praga Victoria porque a toxina do Victorin tinha como alvo aquela proteína vegetal específica ”, disse o co-líder e autor principal Gillian Turgeon, professor e presidente da Seção de Patologia Vegetal e Biologia Vegetal-Microbiana da Escola de Ciências Integrativas de Plantas, da Faculdade de Agricultura e Ciências de Cornell Life (CALS). "Descobrir as moléculas envolvidas nesta interação planta-fungo é fundamental para nossa compreensão de como as plantas respondem ao ataque de vários micróbios”.

A maioria das toxinas fúngicas é sintetizada por grandes enzimas multifuncionais, e os pequenos peptídeos criados por essas enzimas incluem toxinas e drogas, como o antibiótico penicilina. Mas Turgeon e o co-autor Heng Chooi, pesquisador da University of Western Australia, descobriram que a toxina Victorin é, na verdade, sintetizada diretamente no ribossomo, que é uma organela nas células que produz a maioria das proteínas. Essas pequenas moléculas produzidas nos ribossomos são conhecidas como peptídeos modificados pós-tradução sintetizados ribossomicamente, ou RiPPs.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.