CI

Identificado caruru resistente a seis herbicidas

Essa já é a terceira vez que a daninha apresenta resistência ao defensivo 2,4-D


Um estudo realizado pela Divisão de Ciências Vegetais da Universidade do Missouri e publicado na revista Weed Science identificou um caso de caruru (amaranthus rudis) que é resistente à seis tipos de herbicidas. A pesquisa foi conduzida entre os anos de 2015  a 2017, nos Estados Unidos. 

A ideia de realização do estudo surgiu depois que produtores rurais da cidade Randolph County, no estado do. Missouri, perceberam que o caruru parecia estar ficando resistente ao defensivo 2,4-D. Os pesquisadores então realizaram testes de campo e comprovaram que realmente a daninha desenvolveu mecanismos de proteção.

“Exames de resistência múltipla a herbicidas em nível de planta individual revelaram que 16% das plantas da população de MO-Ren continham genes empilhados para resistência a herbicida de seis vias, e apenas 1% das plantas foram classificadas como resistentes a um único herbicida [glifosato]”, diz o resumo do artigo. 

Essa é a terceira vez que essa erva daninha apresenta resistência a esse tipo de herbicida. De acordo com os especialistas, não é apenas a tolerância ao 2,4-D que preocupa, mas principalmente o fato de que seis tipos diferentes de defensivos não foram capazes de combater com eficácia as infestações de caruru. Segundo eles, isso acende uma alerta que indica que é preciso se concentrar em uma variedade de táticas apropriadas de controle cultural, mecânico e biológico.  

“A população é resistente a 2,4-D, atrazina, clorimuron, fomesafen, glifosato e mesotriona, tornando essa população a terceira população de A. Tuberculatus resistente ao 2,4-D identificada nos Estados Unidos, e a primeira população resistente a seis diferentes modos de ação herbicida”, informa o relatório. 

O Dicamba e o Glufosinato foram os dois únicos herbicidas que forneceram controle efetivo da erva daninha nesses experimentos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.