CI

Identificado primeiro foco de ferrugem em lavoura comercial

O foco foi identificado na região de Itaberá, estado de São Paulo


O Consórcio Antiferrugem recebeu o primeiro registro de ferrugem asiática da soja em lavoura comercial da safra 2012/2013. O foco foi identificado na região de Itaberá, estado de São Paulo, pelo técnico Antônio Claudio Wesgueber, da Cooperativa Capal, e técnicos da Fundação ABC.

De acordo com o engenheiro agrônomo José de Freitas, a ocorrência foi confirmada em uma área de bordadura de lavoura comercial, localizada próxima a uma área de soja perene. Na lavoura comercial, o sintoma está em fase inicial. “A doença foi encontrada apenas na borda da lavoura, ao lado de soja perene com alta presença de ferrugem, que constituiu a fonte de inóculo primário. No restante do talhão e em talhões vizinhos, bem como, em diversas outras lavouras na região, até mesmo em estádios mais adiantados, não foi encontrada a presença da doença”, explica.

A soja perene é uma planta rasteira, usada na contenção de barrancos e margens de rodovia. “Já se sabia que a soja perene era hospedeira, mas nos anos anteriores a incidência era mais baixa”, relata Freitas.

De acordo com o pesquisador Rafael Moreira Soares, da Embrapa Soja, é preciso que o produtor siga monitorando as lavouras. Para quem tem áreas com soja perene próximas, é importante realizar vistorias nessas áreas também. “A inspeção frequente da lavoura é de suma importância e, caso a doença seja encontrada ainda no estádio vegetativo, a primeira aplicação de fungicida deve ser feita”, observa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.