Identificados genes dos limonóides benéficos

PESQUISA

Identificados genes dos limonóides benéficos

Alternativa pode ser usada na industria farmacêutica
Por: -Leonardo Gottems
247 acessos

Pesquisadores do John Innes Center, do Reino Unido, e da Stanford University, dos Estados Unidos, descobriram novos genes que codificam o limonóide mais conhecido, azadiractina, que é famoso por ser amigável para as abelhas e ter um forte efeito anti-insetos. A equipe usou recursos de extração do genoma para identificar três novas enzimas que podem produzir o precursor de limonóides, melianol e, portanto, representam os passos iniciais da biossíntese de limoides. 

No entanto, apesar desta grande quantidade de pesquisas até agora, permanece um mistério como as plantas começam a produzir esses produtos químicos úteis. Devido à complexa estrutura química dos limonóides, é difícil sintetizar quimicamente esses produtos naturais. Como resultado, seu uso está atualmente limitado ao que pode ser extraído de materiais vegetais. 

Entender como o melianol é produzido abre a porta para a engenharia metabólica de limonóides, na qual genes recém-descobertos podem ser expressos em plantas ou hospedeiros microbianos (que produzem o limoide de interesse). É um passo para a produção em larga escala de produtos farmacêuticos baseados em limonóides e o possível desenvolvimento de culturas biotecnológicas resistentes a pragas. 

“Se essa modificação genética pudesse ser alcançada, as plantações poderiam ser desenvolvidas com uma resistência inerente aos insetos, o que poderia reduzir a dependência da aplicação de produtos químicos para proteção de cultivos. Além disso, grandes quantidades de limonóides úteis poderiam ser disponibilizados para as indústrias farmacêuticas, o que poderia acelerar a pesquisa sobre possíveis usos medicinais de limonóides ”, explica a autora principal, Hannah Hodgson. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink