Identificados os primeiros focos de ferrugem asiática da soja
CI
Agronegócio

Identificados os primeiros focos de ferrugem asiática da soja

A identificação foi feita em área comercial, em Cristalina (GO)
Por:
O Consórcio Antiferrugem acaba de registrar o primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial, na fase de desenvolvimento vegetativa (Vn), em Cristalina (GO). A identificação foi feita pelos técnicos do Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA). Também foi registrado o primeiro foco de ferrugem asiática no município Nova Aurora (PR), em plantas de soja voluntária que são decorrentes de grãos que germinaram espontaneamente. De acordo com o agrônomo da Cooperativa Coopacol, Fernando Fávero, estas plantas estão na fase de enchimento de grãos (R5). “Os produtores precisam de bastante atenção, porque as primeiras lavouras semeadas já floresceram, fase que favorece a infecção pela ferrugem”, diz.

Para a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, os produtores precisam intensificar o monitoramento das lavouras para realizar o controle da ferrugem no momento adequado. “A floração da lavoura é uma época em que as linhas de soja se fecham e fica mais favorável para que a infecção se inicie nas folhas de baixo das plantas, em função do sombreamento e da maior umidade”, explica a pesquisadora.Historicamente, segundo Godoy, o final de novembro e o início de dezembro, é um período em que os primeiros focos de ferrugem aparecem, em função do florescimento das lavouras, se houver chuvas bem distribuídas. “Por isso, o momento agora é de alerta para que o controle seja feito no momento correto com fungicidas em misturas prontas de triazois e estrobilurinas, evitando perdas de produtividade”, enfatiza.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.