CI

IEF lança campanha de prevenção a incêndios florestais

O evento acontece no Parque Estadual Serra do Rola-Moça, às 15h, entrada pelo bairro Barreiro


O Projeto de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) do Instituto Estadual de Florestas (IEF) lança, nesta sexta-feira (14), a campanha de prevenção a incêndios florestais em Minas Gerais. O objetivo é trabalhar de forma educativa junto às comunidades que vivem no entorno das Unidades de Conservação (UCs) estaduais a fim de alertar sobre os riscos de se promover queimadas. O evento acontece no Parque Estadual Serra do Rola-Moça, às 15h, entrada pelo bairro Barreiro.

Estarão presentes no lançamento o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, o diretor Geral do IEF, Humberto Candeias, a diretora de Áreas Protegidas do IEF, Nádia Aparecida Araújo e a gerente do Previncêndio, Cláudia Melo. Durante o evento, serão apresentados os equipamentos usados no combate aos incêndios florestais e as aeronaves e veículos da Força-Tarefa.

Inicialmente, 20 municípios mineiros foram escolhidos como alvo da campanha. De acordo com a gerente do Previncêndio, Cláudia Melo, as cidades selecionadas foram as que mais registraram focos de calor em áreas de UCs e seu entorno. “Começaremos o trabalho nesses municípios a fim de conscientizar a população sobre a responsabilidade que cada um tem em relação ao uso do fogo. Pretendemos, também, ensinar as formas de se prevenir incêndios”, esclarece.

Ainda em agosto três cidades recebem a caravana da Campanha: Viçosa no dia 17, Poços de Caldas no dia 22 e Pedra Azul no dia 29. Em setembro será as vez dos municípios de Itacarambi, Januária, Rio Pardo de Minas e Grão Mogol, no Norte de Minas. A programação se estende até dezembro deste ano.

Para atingir a população, o IEF, em parceira com as prefeituras municipais realizará apresentações teatrais e oficinas em locais públicos. Os estudantes também são alvo da campanha e receberão jogos de memória, álbuns de figurinhas, quebra-cabeças, bonés, camisetas, réguas e squizes criados, especialmente, para divulgar o trabalho.

De acordo com o diretor geral do IEF, Humberto Candeias, a campanha vem consolidar e complementar o trabalho que o Previncêndio vem realizando ao longo dos anos. “A campanha, agora, está mais ampla e a caravana cresceu. Escolhemos, para iniciar a divulgação, municípios localizados em regiões estratégicas pela sua proximidade a importantes unidades de conservação”, ressalta.

Candeias afirma ainda que a expectativa é deixar as pessoas cada vez mais conscientes em relação ao uso do fogo. “Temos visto as pessoas tomando mais cuidado ao fazer uma queima e procurando se legalizar. Mesmo assim, vamos continuar investindo na campanha educativa, orientando as pessoas e fazendo o trabalho preventivo”, completa.

Serviço:

Lançamento da Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais em Minas Gerais.

Data: 14 de agosto, sexta-feira

Local: Parque Estadual Serra do Rola-Moça

Horário: 15h

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.