CI

IFRS sedia encontro Territórios e Agroflorestas em Rede

Terá início nesta quarta-feira, 13 de julho de 2016, no Campus Osório do IFRS, o encontro "Territórios e Agroflorestas em Rede".


Terá início nesta quarta-feira, 13 de julho de 2016, no Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o encontro "Territórios e Agroflorestas em Rede". A atividade segue até sábado (16/07) e tem por objetivo promover a discussão sobre temas de agroecologia, sistemas agroflorestais, etnoecologia e etnobiologia, bem como o fortalecimento de ações de gestão participativa nos territórios rurais. A participação é gratuita, e as inscrições estão abertas até terça-feira, dia 12 de julho.

O evento consiste num importante momento de debate científico sobre a importância e a conservação dos recursos naturais, o papel das populações tradicionais e da agricultura familiar na manutenção e conservação ambiental, bem como de projetos de desenvolvimento que observam a sociobiodiversidade dos territórios.

Será composto pelas seguintes atividades: I Seminário de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Região Sul, III Seminário de Frutas Nativas do RS, II Seminário das Agroflorestas do RS, III Nhemboaty Mbya Kuery: teko ojevy angua regua, yy e 'ëregua, Pesca Artesanal e Biodiversidade - Impactos Sociais e Econômicos no Litoral RS e III Encontro Região Sul de Etnobiologia e Etnoecologia. Na programação, estão mesas-redondas, troca de experiências, apresentação de projetos de pesquisa e desenvolvimento em agroflorestas e apresentação de resumos expandidos por meio de exposição de pôsteres.

O "Territórios e Agroflorestas em Rede" é focado no seguinte público: moradores dos territórios rurais da Região Sul, docentes, profissionais/pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que tenham interesse na questão. 

Esse evento é um esforço entre universidades, por meio do Núcleo Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Etnoecologia - Nipedete (Ufrgs, IFRS e Uergs) do Litoral e dos Campos de Cima da Serra, organizações não-governamentais e da sociedade civil, com apoio do setor público. Esse Núcleo tem entre os objetivos promover ações de extensão e de pesquisa que visem desenvolver comunidades de agricultores familiares e assentados da reforma agrária, indígenas, pescadores artesanais e quilombolas, com especial atenção às mulheres. Foi criado por incentivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do CNPq, via edital de chamada pública de 2014.
Mais informações pelo site www.ufrgs.br/territorios2016.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.