CI

Ihara lança o projeto Planta Forte Sobre Rodas

Iniciativa levará novas tecnologias aos produtores de todo o país para que se tornem mais competitivos sem agredir o meio ambiente


A Iharabras apresenta ao público o seu mais novo projeto, o Planta Forte Sobre Rodas, um laboratório móvel que rodará o Brasil. A iniciativa tem como objetivo levar aos produtores informações para aprimorar e desenvolver modelos mais eficientes e seguros para a produção agrícola com qualidade, sustentabilidade e competitividade, ou seja, auxiliar o produtor na busca de maior produtividade com redução de impactos ambientais.

O Planta Forte Sobre Rodas é mais uma ferramenta do Sistema Planta Forte (SPF), idealizado pela Ihara, em 2003. Esse projeto permite ao agricultor que o adota entender as premissas da produção integrada e receber avaliações técnicas sobre a performance de suas lavouras.

Desde esta data, os trabalhos do SPF foram conduzidos pontualmente em várias regiões do Brasil, mas a necessidade de levar informações mais rapidamente ao campo e, principalmente, atingir os pequenos produtores, ainda mais carentes de informações e tecnologias, demonstraram a importância dessa unidade móvel. “O Planta Forte é trabalhado em algumas regiões do Brasil e com um pequeno grupo de produtores. O que precisamos é levar informações e tecnologias para um número maior de produtores e deixando-os apto para produzir alimentos de qualidade e de forma sustentável”, explica o Consultor de Culturas da Ihara, Clayton Emanuel da Veiga.

Nesta versão, o Planta Forte ganha rodas. Serão duas unidades móveis, com bases nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), sob a responsabilidade de engenheiros agrônomos, trabalhando diretamente com produtores rurais. “O objetivo é atingir mais regiões, fator que será viabilizado pela fácil locomoção. A ideia é proporcionar aos agricultores o contato com as novas tecnologias desenvolvidas pela empresa além de difundir informações e tecnologias produzidas nas mais variadas instituições de pesquisa e ensino do país para aumentar a produtividade sem agredir o meio ambiente”, comenta Veiga.

As equipes envolvidas na ação trabalharão em parceria direta com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), na pessoa do pesquisador Afonso Peche, e outras instituições conveniadas que ajudarão a levar informações aos pequenos produtores.

A empresa pretende, com o desenvolvimento do projeto, tornar o produtor e cliente Ihara um referencial no mercado. As equipes transmitirão por meio de palestras e cursos com temas pré-definidos de acordo com a necessidade da região.

A unidade móvel contará com uma série de instrumentos para orientar os produtores nos mais diversos temas, como no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), melhorias na tecnologia de aplicação de defensivos, identificação de pragas e doenças, além de equipamentos eletrônicos que facilitem a visualização dos assuntos abordados. “Qualidade, credibilidade e sustentabilidade: esses são os nossos objetivos com o projeto, e isso que queremos passar aos nossos clientes”, finaliza o Consultor de Culturas.

As informações são da assessoria de imprensa da Ihara.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.