CI

II Workshop TEC-DAM apresentará resultados

Estão sendo esperados cerca de 100 participantes


Uma das prioridades do trabalho de pesquisa da Embrapa Suínos e Aves desde o final de 2014, a destinação de animais mortos em propriedades, já apresenta resultados concretos por meio do projeto TEC-DAM (Tecnologias para Destinação de Animais Mortos). Isso será mostrado durante a realização de workshop nesta quarta-feira, dia 09, na sede da Unidade. A programação prevê a apresentação de resultados pela manhã, com palestras sobre as principais linhas de trabalho, e à tarde exposição e dinâmica de equipamentos e tecnologias. Estão sendo esperados cerca de 100 participantes.

De acordo com o líder do projeto, Everton Krabbe, a realização deste evento tem como propósito mostrar ao público envolvido com o tema os trabalhos em andamento e algumas das propostas que a Embrapa tem para esta problemática. A destinação e transporte de animais mortos afeta a maioria das propriedades rurais que tem produção animal, como suínos, aves e bovinos. A preocupação está especialmente na falta de uma regulamentação específica que atenda os aspectos sanitários, ambientais e econômicos. Foi com a proposta de auxiliar os produtores e órgãos regulamentadores na questão que a Embrapa estabeleceu ações de pesquisa que contemplam o projeto. O principal objetivo é estudar as diversas rotas tecnológicas, propondo alternativas para posterior regulamentação pelos órgãos competentes.

No workshop, a abertura prevê uma apresentação geral sobre os avanços deste projeto e em seguida iniciam as apresentações mais específicas. O pesquisador Rodrigo Nicoloso da Silveira abordará sobre as "Rotas de tratamento de carcaças de animais mortos", tendo na sequência a apresentação dos pesquisadores Luizinho Caron e Nelson Morés sobre "Biosseguridade e análise de risco para remoção de animais mortos das propriedades rurais". E para finalizar as apresentações da manhã, o pesquisador Everton falará sobre as "Perspectivas quanto ao uso de carcaças de animais mortos para produção de farinhas". O encerramento da parte da manhã ocorre com discussões mediadas pela chefe geral Janice Zanella e o chefe de P&D Airton Kunz.

Para a parte da tarde, os participantes serão divididos em quatro grupos para a visitação às estações de tecnologias. A visita em cada uma delas terá duração de 30 minutos. As estações serão: Laboratório Biogás, Compostagem de Bovinos, Área de Exposição de Equipamentos e Laboratório TEC-DAM.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.