CI

IICA e Embrapa pretendem expandir cooperação técnica para África e Caribe

Presidente da Embrapa fortaleceram a aliança entre as duas instituições


“Queremos o IICA como parceiro para além do operacional. O IICA vai abrir as portas para a Embrapa no Caribe”, enfatizou Pedro Arraes, diretor-presidente da Embrapa ao receber o diretor-geral do IICA, nesta segunda-feira (28), em Brasília.

A reunião, que também contou com a presença do representante do Brasil no IICA, Manuel Otero, transcorreu com o objetivo de fortalecer a cooperação técnica entre as duas instituições. “Antes a cooperação técnica tinha demandas pontuais, agora queremos desenvolver projetos estruturantes, como alguns já em andamento, como o algodão em Mali e o arroz no Senegal”, explicou Arraes, enfatizando o IICA como parceiro no desenvolvimento de novos projetos estruturantes.

O diretor-geral do IICA, Victor Villalobos, salientou a importância da transferência de tecnologia brasileira para os países do Caribe, principalmente a agricultura tropical. “O IICA conhece os países do Caribe. Sabe-se que lá, a agricultura relacionada ao turismo, à alimentação e outras, é uma das formas de se trabalhar no Caribe”, explicou, informando que a Embrapa tem que ser uma empresa que transfira conhecimento.

África
O continente africano foi tema prioritário na reunião entre as duas instituições. O diretor-presidente da Embrapa explicou que em reunião com ministros de estados africanos, o interesse em conhecer a forma de se gerenciar uma instituição de pesquisa, o modo de fazer o link com a iniciativa privada, a questão da agricultura familiar e a questão da exportação foram listadas como demandas de grande parte dos países daquele continente. “São necessidades que podemos suprir com uma cooperação técnica com o IICA”, explicou.

No final da reunião, os diretores participaram da abertura do Curso de Análise de Risco em Saúde Animal e Segurança dos Alimentos.
 
As infomraçõs são da assessoria de imprensa do IICA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.