CI

III Seminário Mineiro da Cachaça acontece entre 16 e 19 de novembro

Edição de 2021 ocorre de forma totalmente virtual pela primeira vez


Foto: Divulgação

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza o III Seminário Mineiro da Cachaça, entre 16 e 19 de novembro. O evento é gratuito, voltado para toda a cadeia produtiva e comercial da bebida e será transmitido pelo canal da Seapa no Youtube, de terça a sexta-feira, a partir das 17h. Interessados em participar devem se inscrever por meio deste link. Apesar de não haver limite de prazo para a submissão do formulário de inscrição, os organizadores aconselham fazê-la com antecedência.

O Seminário Mineiro da Cachaça já é uma tradição no estado e ocorre desde 2018. No último ano, foi suspenso, excepcionalmente, em virtude das medidas de restrição impostas durante a pandemia do coronavírus; e a edição de 2021 se dá de forma totalmente virtual pela primeira vez. As palestras e os debates abordarão assuntos como tendências de consumo, exportação, coquetelaria, uso de mídias digitais, dentre outros.

Segundo a diretora de Comercialização e Mercados da Seapa, Jaqueline de Fátima Santos, a programação foi criada de acordo com as demandas do setor que, assim como outros segmentos econômicos, sofreu impactos com a covid-19. “Pensamos em temas voltados para comercialização, palestras que agreguem ao produtor, que o auxilie a se destacar no mercado; está imperdível”, conta.

Tradição

Minas Gerais é, historicamente, o maior produtor nacional do destilado, de acordo com o Anuário da Cachaça 2021 - publicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os dados de 2020 indicam que o total de 397 estabelecimentos mineiros é três vezes superior ao número de São Paulo, o segundo colocado no ranking do país. Ao todo, Minas soma ainda 1.908 diferentes marcas do produto.

O periódico divulgado durante o último mês de julho trouxe também, como um de seus destaques, o trabalho realizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de fiscalização, registro e orientação aos empresários do setor. Nos últimos dois anos, o órgão efetuou aproximadamente 700 operações para a regularização e legalização de alambiques produtores e comerciais. A empresa vinculada à Secretaria de Agricultura foi pioneira no Brasil, entre os órgãos de defesa agropecuária estaduais, em inspecionar a produção e a venda da aguardente de cana-de-açúcar.

No ano passado, a cachaça mineira foi exportada para 70 países, garantindo a receita de US$9,52 milhões, conforme o Ministério da Economia. Os principais países compradores da bebida são: Estados Unidos, Alemanha, França, Paraguai e Itália.

Também são parceiros na realização deste encontro o IMA,  órgão vinculado à Seapa; a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg); a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); a Associação Brasileira dos Responsáveis Técnicos de Destilarias, Alambiques e Engarrafadoras de Bebidas (ABRTB); a Confraria Mineira da Cachaça (Confala); o Portal Cachaciê; e o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas).

Serviço:

III Seminário Mineiro da Cachaça

Data: 16 a 19 de novembro

Horário: A partir das 17h

Transmissão: Youtube da Seapa

Inscrições: Por meio do formulário on-line, disponível AQUI

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.