CI

ILPF intensifica o uso da propriedade de forma sustentável

Aumento do consumo de carne tem levado o setor a buscar novas alternativas para a produção


Competição por espaço, pressão pela não abertura de novas áreas, preço dos insumos agrícolas e demanda crescente por alimentos são os principais desafios a serem superados pela pecuária brasileira. Uma pesquisa realizada, em 2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que de 101,4 milhões de hectares 50% são plantados e 50% estão degradados. O aumento do consumo de carne tem levado o setor a buscar novas alternativas para a produção e o abastecimento do mercado de forma sustentável.


No segundo dia da Agrobrasília, a palestra Produção de Carne e Pasto em Integração Lavoura Pecuária (ILP) e Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) mostrou que a implantação de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, carne, leite, agroenergia por meio do plantio consorciado, sequencial e rotacionado são opções para recuperação do solo.

O pesquisador da Embrapa Cerrados, Lourival Vilela, o uso do sistema ILPF e das plantas de cobertura ajudam o produtor a produzir mais com menos. Ou seja, o sistema tem por objetivo recuperar a produtividade com custos menores, além da quebra do ciclo de pragas, doenças e plantas invasoras reduzindo o uso de defensivos agrícolas. Com isso, aumenta-se o número de animais por m².


“Hoje, fala-se muito em sustentabilidade, mas o que é produzir de forma sustentável? Costumo dizer que sustentabilidade significa viabilidade técnica, preservação do meio ambiente e ajuda da sociedade. É com esse tripé que se otimiza o uso do solo e obtemos uma produção de forma sustentável. O consumo de carne é grande e as dificuldades do setor é maior ainda. O uso do ILPF é uma das melhores opções para garantir a produção agrícola e a criação do rebanho”, destacou Vilela.

Serviço:

Agrobrasília 2011 (Feira de Tecnologias e Negócios) – Entrada franca
Data: 17 a 21 de maio de 2011
Horário: das 9 h às 18 h
Local: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF. BR-251, Km 5, Brasília-DF, sentido Brasília-Unaí (MG).
Site: www.agrobrasilia.com.br

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.