CI

IMA analisa qualidade das sementes comercializadas no Estado de MG

Serão coletadas 400 amostras de sementes


Entre julho e novembro deste ano o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai coletar 400 amostras de sementes no comércio de Minas Gerais. O objetivo é avaliar o potencial de pureza e germinação deste insumo para permitir ao produtor rural o plantio de sementes de qualidade. As avaliações das amostras serão realizadas no Laboratório de Análise de Sementes (Lase) gerenciado pelo próprio Instituto.

Minas Gerais é o único estado da federação que realiza a fiscalização do comércio de sementes e mudas. Atualmente, 2.427 estabelecimentos no Estado são registrados neste tipo de atividade.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, afirma que é fundamental haver o monitoramento constante destes insumos. “As sementes e mudas de boa qualidade são fundamentais para a obtenção de lavouras sadias e produtivas. E para que haja segurança e confiabilidade é necessário fiscalizar todo o sistema de produção, principalmente o de comercialização desses produtos”, completa.

As sementes são responsáveis pelo potencial genético das espécies, variedades e do plantio. Por isso, precisam ter qualidade para que as lavouras ou culturas sejam sadias e produtivas. As pessoas físicas e jurídicas que trabalham com produção, beneficiamento, armazenamento, reembalagem, comercialização, certificação ou análise de sementes e mudas devem se inscrever ou se credenciarem no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

Desde 2007 o IMA monitora a venda de sementes e mudas. A fiscalização é realizada três vezes ao ano em todo o território mineiro. No caso de municípios que não possuem estabelecimentos registrados, o IMA fiscaliza os potenciais comercializadores desses produtos em cada região.

Em 2010, foram realizadas 5.061 fiscalizações do comércio de sementes e mudas em todo o território mineiro e o ano fechou com 2.305 lojas e comerciantes inscritos no Renasem. Neste ano já foram realizadas 1.830 fiscalizações no comércio de insumos em Minas Gerais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.