CI

IMA assina convênio voltado para comunidades rurais na Agriminas

Acordo com laboratório proporcionará o treinamento de vacinadores autônomos e trabalhadores rurais para ampliar as vacinações no Estado


Acordo com laboratório proporcionará o treinamento de vacinadores autônomos e trabalhadores rurais para ampliar as vacinações no Estado

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) assina, nesta quinta-feira (05), convênio de cooperação técnica para o treinamento de vacinadores autônomos e trabalhadores rurais do Estado para ampliar as vacinações contra a febre aftosa e promover a melhoria da sanidade animal e vegetal em Minas. Trata-se de uma parceria com o Laboratório Vallée e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Minas Gerais (Fetaemg) que será oficializada durante a abertura da Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (AgriMinas), às 10 horas, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.


O objetivo é conjugar esforços na execução de atividades que beneficiem diretamente pequenos produtores rurais que vivem em regiões carentes de veterinários autônomos, visando preservar a saúde pública e desenvolver o setor agropecuário no Estado.

O IMA colocará à disposição, através do Projeto de Apoio à Saúde Agropecuária (Pasa) - executado desde o ano 2002, seus médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos em agropecuária e outros profissionais para treinarem os vacinadores autônomos e trabalhadores rurais.

Estão agendados em torno de 21 cursos para 2012, com a expectativa de treinar cerca de 316 pessoas nas regiões de Bambuí, Governador Valadares, Guanhães, Juiz de Fora, Montes Claros, Oliveira, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Unaí.

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o desenvolvimento e expansão do Pasa para outras regiões do estado através desta parceria público privada pretende melhorar ainda mais os índices de vacinação contra a aftosa e fortalecer projetos de educação sanitária voltadas para esta área. “Existem muitos desafios para beneficiar esta categoria, mas conjugamos esforços em prol do desenvolvimento das comunidades rurais, permitindo um maior bem estar social e econômico nas regiões mineiras”, argumenta.


Pasa

Possui caráter inovador, sendo um projeto capaz de gerar maior inclusão social, ocupação e renda aos pequenos agricultores. Tem alcançado êxito em várias regiões do estado, através de treinamentos de vacinadores autônomos e trabalhadores rurais sobre diversos temas ligados à agropecuária, gerando empregabilidade do setor e desenvolvimento de atividades que favorecem diretamente a agricultura familiar mineira.

O estado conta com 500 mil estabelecimentos rurais, dos quais 384 mil são da agricultura familiar, representando 77%. Os dados são da Fetaemg.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.