CI

IMAmt apresenta novos materiais para safra 2017/18 no Dia de Campo

Evento marca inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica em Sapezal


O Dia de Campo do Algodão, em Sapezal, nesta sexta-feira (dia 30), será uma ótima oportunidade para produtores e técnicos conhecerem os novos materiais disponibilizados pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) para a safra 2017/18. O Dia de Campo marcará a inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Noroeste.

Na Estação 1, o coordenador de Projetos e Difusão de Tecnologias do IMAmt, Marcio de Souza, e os representantes da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro), Antônio Neto e Ueverton Rizzi, apresentarão ao público as características das variedades IMA7201B2RF e IMA6501B2RF – duas novidades para a próxima safra algodoeira.

Com tecnologia Bollgard II/RR Flex, IMA 7201B2RF é um material sugerido para plantio em final de primeira safra e também para o início do cultivo de segunda safra (que responde hoje por quase 90% das lavouras de algodão de Mato Grosso na safra 2016/17). Segundo Antônio Neto, gerente comercial da Comdeagro, IMA 7201B2RF é um material vigoroso, com alto potencial produtivo, tolerância moderada a nematoides e totalmente adaptado às condições do cerrado mato-grossense, além de apresentar excelente qualidade de fibra.

Outra novidade para a safra 2017/18, que já comprovou sua eficiência em lavouras não comerciais, é o IMA6501B2RF, que também conta com a tecnologia Bolgard II/RR Flex, é um material de ciclo médio, com arquitetura moderna, alto potencial produtivo, tolerância moderada a nematoides e excelente qualidade de fibra. "Trata-se de uma excelente opção para os cultivos de segunda safra", diz Neto.

Os representantes do IMAmt e da Comdeagro vão ressaltar as qualidades da cultivar IMA7501WS, com a tecnologia WideStrike, que já vem sendo comercializado com sucesso na safra 2016/17. De acordo com o gerente comercial da Comdeagro, esse é um material com alto poder produtivo, tolerante a nematoides e de ciclo tardio. "Por sua rusticidade, é uma excelente opção para os produtores que querem ampliar a área de algodão, tanto no cultivo de primeira quanto de segunda safra", afirma. Neto acrescenta que IMA7501WS tem como uma de suas características apresentar maçãs grandes, com alto peso de capulho: média de 6 a 6,4 gramas/capulho.

A programação do Dia de Campo, que será iniciada às 7h30 com inscrições e café da manhã, inclui outras duas estações: na Estação 2, o pesquisador Rafael Galbieri falará sobre a situação das lavouras de Mato Grosso em relação à ramulária, considerada a principal doença do algodoeiro, e a nematoides; em seguida, o melhorista Jean Belot apresentará as perspectivas para os próximos 10 anos em termos de novas variedades visando o manejo desses e outros problemas. Na Estação 3, o tema será o monitoramento do bicudo do algodoeiro, o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico do Algodão (GTA) do Núcleo Regional Noroeste e o manejo de destruição de soqueira, medida considerada fundamental para o controle dessa e outras pragas. O pesquisador Edson Andrade Junior e o assessor técnico regional Renato Tachinardi receberão os visitantes, ao lado do consultor Walter Jorge dos Santos. Controle biológico e manejo das principais pragas serão os temas da Estação 4, sob a responsabilidade dos pesquisadores Carlos Marcelo Soares e Jacob Crosariol Netto.
 
Inauguração - A solenidade de inauguração do CTDT do Núcleo Regional Noroeste - o quinto de uma série de unidades instaladas pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e pelo IMAmt nas principais regiões produtoras do estado -  está marcada para meio-dia e será seguida de almoço, a ser servido no local. 

Os outros quatro CTDTs, inaugurados nos núcleos regionais Norte (Sorriso), Sul (Rondonópolis), Centro (Campo Verde) e Médio Norte (Campo Novo do Parecis), entre outubro de 2015 e setembro de 2016, já estão em pleno funcionamento, com a realização de cursos, treinamentos, e atividades de desenvolvimento e difusão de novas tecnologias.

Hoje o Núcleo Regional Noroeste é responsável hoje pela maior área de cultivo do algodão em Mato Grosso: na safra 2016/17, essa região cultivou 162 mil ha de um total de 626 mil ha cultivados no estado. A produção dessa regional corresponde a 17% do algodão brasileiro. De acordo com as estimativas de produtividade da Conab, nas fazendas dos municípios de Sapezal e Campos de Júlio deverão ser colhidas cerca de 257 mil toneladas de pluma.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.