CI

IMAmt promove workshop sobre Agricultura de Precisão em parceria com a Embrapa

O Workshop Agricultura de Precisão será realizado a partir de 8h e terá cinco módulos.


Sempre que se fala em melhorar a produtividade e o rendimento das lavouras vem à tona o termo Agricultura de Precisão, que engloba várias tecnologias inovadoras, mas o tema ainda gera dúvidas para quem atua no campo. Pois, na próxima semana, produtores e técnicos de Mato Grosso terão a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer mais sobre ferramentas da Agricultura de Precisão que podem ser utilizadas na cultura do algodão e de outras que integram o sistema produtivo adotado no cerrado mato-grossense.

Nos dias 29 (terça-feira) e 30, Campo Verde e Sorriso sediarão um workshop totalmente focado em Agricultura de Precisão, que será oferecido graças uma parceria entre o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em Campo Verde, o evento acontecerá com apoio da Cooperfibra, no auditório da cooperativa. Em Sorriso, o local escolhido é o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte, situado na BR-163 (entre Lucas do Rio Verde e Sorriso).

O Workshop Agricultura de Precisão será realizado a partir de 8h e terá cinco módulos, apresentados por pesquisadores das seguintes unidades da Embrapa: Instrumentação (de São Carlos-SP), Algodão (Campina Grande-PB) e Soja (Londrina-PR). O objetivo é proporcionar o intercâmbio de conhecimentos, ferramentas e inovações tecnológicas em Agricultura de Precisão, contribuindo para incrementar a eficiência de sistemas produtivos, em busca de maior competitividade e sustentabilidade para os produtores mato-grossenses, informa Gustavo Piccoli, presidente do IMAmt. 

Nas palestras, pesquisadores da Embrapa com grande experiência e atuação na área - com ênfase nas culturas do algodão e da soja – abordarão temas como: ferramentas de caracterização da variabilidade das áreas, utilizando sensor de condutividade elétrica do solo, modelo digital de elevação do terreno e imagens aéreas. Também serão contempladas atividades voltadas para o mapeamento da variabilidade espaço-temporal das características agronômicas das culturas (estande, vigor, estado nutricional, produtividade de biomassa e de grãos/fibra), observando o sistema de produção em uso, apresentando metodologias para identificação, monitoramento e tomada de decisão de manejo dos agentes causadores de estresses bióticos nas culturas.

"Essas informações podem ajudar o produtor a mensurar a eficiência econômica de seus sistemas produtivos e identificar indicadores para quantificar os benefícios ambientais resultantes do uso de tecnologias da Agricultura de Precisão", ressalta Piccoli.

A Embrapa Instrumentação lidera a Rede de Agricultura de Precisão, que conta com a participação de 20 unidades de pesquisa da Embrapa e cerca de 200 pesquisadores, 15 unidades experimentais distribuídas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país; 11 culturas entre perenes e anuais, e cerca de 100 atividades de P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).  A rede iniciou suas atividades no final de 2009 e se propõe a estabelecer conceitos de AP focados na gestão da variabilidade espaço-temporal para a sustentabilidade do sistema produtivo das culturas anuais de milho, soja, arroz, trigo, algodão e culturas perenes e semiperenes como uva, maçã, citros, pastagem e cana de açúcar. 

Serviço

O que: Workshop Agricultura de Precisão
Quando e Onde: dia 29 (terça-feira) na Cooperfibra, em Campo Verde, entre 8h e 17h; dia 30, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte, em Sorriso, no mesmo horário
Para mais informações, contatar os ATRs Renato Tachinardi, do Núcleo Regional Centro (66-98112.6257) e Félix Kmiecik, do Núcleo Regional Norte (66-98116.6210)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.