CI

Imea eleva ligeiramente previsão de safra de soja de MT apesar de atraso no plantio

Na primeira estimativa de safra, divulgada em maio, o Imea havia apontado 30,58 milhões de toneladas


A safra de soja de Mato Grosso, maior produtor brasileiro da oleaginosa, deverá somar 30,6 milhões de toneladas, estimou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que elevou ligeiramente sua previsão após um leve aumento na área plantada.

Na primeira estimativa de safra, divulgada em maio, o Imea havia apontado 30,58 milhões de toneladas.

Agora, o instituto ligado aos produtores projeta um plantio de 9,425 milhões de hectares, ante 9,417 milhões de hectares na previsão anterior.

"Com relação à produtividade, a previsão foi mantida inalterada em relação à estimativa anterior, de 54,12 sacas por hectare, devido, principalmente, às incertezas que permeiam a safra", disse o Imea em relatório.

"Isso porque, apesar do atraso já constatado na semeadura da safra 2017/18 até o final de outubro, as condições climáticas durante o desenvolvimento das lavouras serão determinantes para a consolidação dos rendimentos a campo."

O plantio deverá crescer apenas 0,17 por cento no Estado ante a temporada passada, mas a safra deverá cair 2 por cento na comparação com 2016/17, quando as lavouras foram beneficiadas por um clima muito favorável.

O semeadura em Mato Grosso atingiu 64 por cento da área projetada, segundo a consultoria Safras & Mercado, abaixo da média histórica para o período, de 70 por cento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.