CI

Impactos do desequilíbrio metabólico em bovinos

Roboforte é o único suplemento nutricional disponível no mercado que possui 18 dos 20 aminoácidos necessários para a vida dos animais


Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture – USDA) o Brasil foi o segundo maior produtor de carne bovina em 2016, responsável por 15,4% da produção global. A pecuária de corte continua em crescente avanço no país e é fundamental que os produtores conheçam os processos bioquímicos e fisiológicos dos animais para minimizar possíveis perdas produtivas.

A nutrição adequada dos bovinos está diretamente ligada ao sucesso do negócio. A alimentação dos animais é baseada principalmente nas pastagens, porém, devido a vários fatores, dentre eles a sazonalidade da produção, o pasto pode não ser capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para o máximo desempenho do gado durante o ano inteiro. Por isso, os produtores acrescentam à dieta dos bovinos suplementos concentrados, que garantem acesso aos nutrientes necessários.

Em busca de soluções que facilitem o dia a dia do produtor, a Ceva Saúde Animal desenvolveu o Roboforte, único suplemento nutricional parenteral injetável que possui 22 componentes em sua formulação, dentre eles 18 dos 20 aminoácidos necessários para o desempenho dos animais. O produto também conta com fósforo e cálcio, dois importantes macrominerais, totalmente disponíveis para o organismo; a colina, importante no metabolismo geral e das gorduras; e a vitamina B12, que auxilia na formação das células vermelhas do sangue e na melhoria do apetite. Com isso, o produto promove mais energia e fontes para produção de proteínas contribuindo para o máximo desempenho dos animais; melhorando o apetite; favorecendo o metabolismo geral; auxiliando o sistema imunológico e protegendo o organismo contra o estresse. Para os animais em confinamento, o Roboforte auxilia principalmente para a rápida adaptação às novas dietas, reduzindo a taxa de “refugo de cocho”; ajuda o organismo na proteção contra os diversos desafios infecciosos; favorece o desempenho de ganho de peso vivo e o rendimento e a qualidade das carcaças ao abate.

“O Roboforte é indicado para ativação e reconstituição do metabolismo geral, na convalescência e em todas as situações onde o aumento do desempenho produtivo é desejado. Reduz o estresse dos animais, que é natural, durante a introdução de novos bovinos na fazenda, na entrada de animais no confinamento e no desmame de bezerros. O produto também é indicado para momentos quando o máximo desempenho dos animais é necessário, como no início da engorda a pasto ou em semi-confinamento. Além disso, Roboforte é indicado para estimular o máximo desempenho reprodutivo nas fêmeas e touros como na pré e no início da estação de montas - com ou sem protocolos de IATF, permitindo maior número de crias”, explica o Gerente Técnico de Pecuária de Corte da Ceva Saúde Animal, Marcos Malacco.

Como promotor do desempenho geral do bovino, Roboforte também auxilia na produção de leite em maior quantidade e melhor qualidade, permitindo o desmame de crias mais pesadas.

Além dos benefícios produtivos proporcionados, o Roboforte também auxilia no desenvolvimento dos ossos, músculos, órgãos e glândulas maximizando a função das mesmas, através do aporte de aminoácidos, os pilares para a produção das proteínas e outros nutrientes. “Roboforte possui a formulação parenteral para aporte de aminoácidos mais completa do mercado. Além disso fornece outros importantes nutrientes que contribuirão para o aporte energético (fósforo biodisponível, aminoácidos, colina, vitamina B12) e para a multiplicação do ácido nucléico (fósforo, colina)”, finaliza Malacco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.