CI

Implemento melhora controle de pragas em soqueiras

Equipamento permite aplicação de inseticida em duas linhas, simultaneamente


Foto: Divulgação

Um novo equipamento para aplicação de inseticida em duas linhas, simultaneamente, para cultura da cana-de-açúcar está sendo lançado pela DMB Máquinas Implementos Agrícolas, com sede em Sertãozinho (SP). 

O Aplicador de Inseticidas em Soqueiras permite aprimorar o controle de pragas como Migdolus, Sphenophorus, broca peluda, cigarrinha-das-raízes, entre outros insetos, no período pós-colheita.

Além da versão de sulcação para duas linhas, há a opção de utilizar o implemento em três linhas. “O aplicador para duas linhas exige, no entanto, que se abra a bitola do trator para três metros. As duas linhas, de um metro e meio cada, passam embaixo do trator”, esclarece o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da empresa.

As duas versões possuem discos que cortam a palha, criando condições favoráveis para a aplicação do inseticida nas linhas das soqueiras da cana, o que melhora o controle.   

Impactos das pragas
 
Em situações mais extremas, o Sphenophorus levis provoca uma queda de produtividade entre 30% a 60%, o que pode ocasionar a antecipação da renovação da lavoura . O Migdolus é outra praga que requer a utilização de um sistema eficiente de controle, incluindo o uso de equipamentos avançados e de produtos de qualidade, que devem ser aplicados, no momento adequado, conforme a dosagem indicada por especialistas.
 
Apesar de ser menos comum, a broca peluda (Hyponeuma taltula), que causou recentemente prejuízos em algumas áreas de cana, exige também atenção especial. O aplicador de inseticidas em soqueiras proporciona inclusive bons resultados no controle dessa praga, porque ao cortar a palha na linha da cana, expõe a broca peluda à ação do agroquímico. 
 
No caso da cigarrinha-das-raízes, a recomendação é acoplar ao implemento o  kit desenleirador, que possibilita o afastamento da palha das linhas das soqueiras da cana.  Com o desenleiramento, ocorre uma diminuição do número de aplicações e, consequentemente, do volume de inseticida utilizado para controlar a cigarrinha.
 


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.