CI

Importação chinesa de soja cai em outubro, fica abaixo da expectativa por atrasos

Os números são muito inferiores aos esperados.


A China importou 5,86 milhões de toneladas de soja em outubro, queda de 28 por cento em relação ao mês anterior e bem abaixo das expectativas do mercado, de acordo com dados do governo divulgados nesta quarta-feira, depois que alguns embarques sofreram atrasos nos EUA. As importações ainda aumentaram 12 por cento na comparação com outubro do ano passado, quando somaram 5,21 milhões de toneladas, em meio à forte demanda no principal comprador mundial da oleaginosa, de acordo com dados da Administração Geral de Alfândega.

“Os números são muito inferiores aos esperados. O principal motivo foi um atraso nos embarques dos EUA devido a questões sobre a qualidade dos grãos e alguns problemas logísticos ”, disse Monica Tu, analista da Shanghai JC Intelligence. Fornecedores de soja nos Estados Unidos tiveram dificuldades para encontrar grãos de alta qualidade após danos nas lavouras decorrentes dos furacões, o que atrasou as remessas.

Uma lacuna sazonal na oferta no exterior também reduziu as importações, uma vez que a soja dos EUA não atingiu o mercado em grandes volumes, enquanto os suprimentos da América do Sul estão menores no momento, disseram analistas. As importações da oleaginosa devem subir em novembro e dezembro, com a demanda geralmente crescendo nos meses de inverno no Hemisfério Norte, antes do Ano Novo Lunar. “Embarques atrasados ??serão enviados para chegar em novembro e dezembro, aumentando as importações para mais de 9 milhões de toneladas em média nos dois meses”, disse Tu.

/Josephine Mason

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.