CI

Importação de commodities na China cresce em novembro

Soja está entre os itens


As importações de petróleo, cobre, soja e minério de ferro da China cresceram em novembro, puxadas pela queda global dos preços e pelo aumento da demanda doméstica antes do inverno, mostraram dados alfandegários neste sábado.

Mas operadores disseram que o robusto crescimento das importações de commodities pode ter sido influenciado pelo feriado de uma semana no começo de outuro.

O aumento de dois dígitos em relação ao mês anterior na importação das principais commodities aconteceu ao mesmo tempo em que o comércio exterior continuou a desacelerar.

As exportações da China cresceram 13,8 por cento em termos anuais em novembro, menor nível em nove meses, em uma evidência da menor demanda externa.

A importação de petróleo avançou 9 por cento ante outubro, para 22,96 milhões de toneladas. É a segunda maior média diária já registrada, 5,52 milhões de toneladas, abaixo apenas do recorde de 5,67 milhões de toneladas em setembro de 2010.

Fatores sazonais explicaram também o aumento de 49,6 por cento das importações de soja em novembro.

O volume total de importações de 5,7 milhões de toneladas ficou em linha com as expectativas e refletiu o aumento nas margens de esmagamento, assim como o aumento da demanda antes do feriado do Ano Novo Chinês, em janeiro.

As importações de cobre cresceram pelo sexto mês seguido, aumentando 17,9 por cento a 452.022 toneladas, no maior nível desde março de 2010.

Já as importações de minério de ferro da China atingiram 64,2 milhões de toneladas em novembro, maior nível desde janeiro e 28,6 por cento acima do registrado em outubro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.