CI

Importação de fertilizantes mantém ritmo de junho

Segundo a Anda, as importações de fertilizantes vêm crescendo mês a mês desde janeiro deste ano


Os números da Associação Nacional para difusão de Adubos (Anda) mostram que as empresas brasileiras (misturadoras ou distribuidoras de fertilizantes) já estão se preparando para atender a demanda do mercado interno para o plantio da safra 2009/2010.

Segundo a Anda, as importações de fertilizantes vêm crescendo mês a mês desde janeiro deste ano. Em junho, o volume importado caiu ligeiramente, mas manteve o ritmo do mês anterior. Observe a figura 1.

 
                                   Fonte: Anda. Elaboração Scot Consultoria

Em junho foram importadas alto em torno de 901 mil toneladas de fertilizantes, 4% menos em maio (940 mil toneladas). Na comparação com o mesmo período de 2008 no entanto, as importações estão quase 50% abaixo este ano.

Observe na figura 1 que, quando a demanda diminuiu ao final de 2008 e os estoques aumentaram, as indústrias pisaram no freio em relação à compra de fertilizantes.

Agora, com a proximidade do período de maior movimento no mercado de fertilizantes (a partir de agosto/setembro), as empresas começam a se preparar, aproveitando os bons preços do mercado internacional e o dólar ainda barato frente ao real.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.