CI

Importações brasileiras dão sinais de retomada

Fontes do segmento informam que entre 900 mil e 1 milhão de toneladas devem aportar no país nos próximos 30 dias


Em baixo patamar desde o início do ano, as importações brasileiras de fertilizantes deverão começar a aumentar mais significativamente nos próximos meses, já em decorrência de uma prevista recuperação da demanda para o plantio da próxima safra de grãos (2009/10), a partir do fim do terceiro trimestre deste ano.

Fontes do segmento informam que entre 900 mil e 1 milhão de toneladas devem aportar no país nos próximos 30 dias. Em maio, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), foram 940 mil toneladas. Esse volume foi 40,2% menor que o de maio de 2008, e nos primeiros cinco meses de 2009 a queda em relação ao mesmo período do ano passado ainda é de 65,1%.

Como as entregas das misturadoras de fertilizantes - as empresas que fabricam o produto final - às revendas espalhadas pelo país devem se concentrar no terceiro trimestre, os resultados até agora seguem fracos. Em maio, as entregas somaram 1,386 milhão de toneladas, 29,8% abaixo de maio de 2008, conforme a Anda. Nos primeiros cinco meses de 2009, o volume atingiu 6,620 milhões de toneladas, retração de 27,2%. Para junho, a entidade espera entregas da ordem de 1,7 milhão de toneladas.

A produção nacional também continua patinando, por causa dos elevados estoques formados a partir de setembro do ano passado, quando o mercado virou e a demanda começou a encolher. Em maio, foram 726,8 mil toneladas, 16% menos que no mesmo mesmo mês de 2008. De janeiro a maio, o volume acumulado chegou a 2,959 milhões de toneladas, recuo de 24,8%. (FL)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.