CI

Importações chinesas caem 18% no primeiro quadrimestre de 2014

Vietnã é o principal fornecedor de arroz da China



Analistas internacionais trabalham com a expectativa de uma menor importação chinesa em 2014 em função do aumento das duas safras previstas para este ano. Isso, no entanto, dependerá do comportamento do clima.

A Administração Geral de Portos e Alfândegas da China divulgou relatório informando que nos quatro primeiros meses de 2014 houve uma redução de 18% nas importações de arroz realizadas pelo gigante asiático. Em abril, por exemplo, foram importados 322 mil toneladas de arroz (em base casca), 7% a menos do que as aquisições realizadas em abril de 2013. De janeiro a abril de 2014, o país adquiriu 813 mil toneladas, apenas, contra mais de um milhão alcançadas em 2013 no mesmo período.

Ainda segundo a autoridade portuária chinesa, o principal fornecedor de seu mercado é o Vietnã, que em abril enviou 212 mil toneladas do cereal, com queda de 3,5%. No ano os embarques do país vizinho alcançam 380 mil toneladas, mas apresentam recuo de 37% frente ao número registrado em 2013. No ano passado o avanço do Vietnã esteve bastante relacionado à estratégia de comercialização adotada pela Tailândia, que resultou em grave crise interna e reduziu a presença deste país como exportador mundial, frente ao Vietnã.

Os chineses também informaram que o Paquistão vendeu 62 mil toneladas de arroz em base casca em abril, mas soma  232 mil toneladas no ano. Apesar da crise política, a Tailândia foi responsável por 44,4 mil toneladas que entraram nos portos da China em abril, acumulando 186 mil toneladas ao longo do primeiro quadrimestre de 2014. Analistas internacionais trabalham com a expectativa de uma menor importação chinesa em 2014 em função do aumento das duas safras previstas para este ano. Isso, no entanto, dependerá do comportamento do clima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.